Todas as unidades de saúde do município estão realizando o exame em horário noturno, informe-se na sua unidade sobre o dia da ação notura.
O mês de março é dedicado a várias campanhas destinadas à saúde, a maior parte delas são relativas a tipos de câncer. As campanhas tem como função informar os sintomas e as causas, com o propósito de auxiliar as pessoas a procurarem ajuda médica assim que notar algo.
Uma das campanhas mais conhecidas do mês é o Março Lilás, dedicada ao câncer do colo do útero, doença que tem tratamento quando diagnosticada precocemente.
O que é colo do útero?
É a parte do útero localizada no final da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fica mais exposto ao risco de contrais doenças.
O que é câncer do colo do útero?
É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor.
O que pode levar ao câncer do colo do útero?
A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
Como evitar?
Fazendo o exame preventivo (Papanicolau). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O que é o exame preventivo?
É a coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio.
Quem deve se submeter ao exame?
Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos.
Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?
Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.
O exame dói?
O exame é simples e rápido. Pode, no máximo, provocar um pequeno incômodo. No entanto, esse desconforto diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for feito com delicadeza e boa técnica.
O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame – ambulatório, posto de saúde ou centro de saúde mais próximo – na data marcada para saber do resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado.
E se o resultado der alguma alteração?
O médico deverá encaminhar a mulher para a realização de outro exame mais detalhado. Caso seja necessário, será feito um tratamento.
Com que frequência deve ser feito o preventivo?
Caso o exame não tenha apresentado qualquer alteração, a mulher deve fazer o preventivo no ano seguinte. Se novamente não houver alteração, o exame poderá ser realizado de três em três anos.