Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, Marília deu início nesta terça-feira (6) à campanha Maio Amarelo 2025, voltada à conscientização sobre a segurança no trânsito. A iniciativa, promovida pela Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), teve sua abertura oficial na sede da autarquia, reunindo autoridades e parceiros.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Durante a solenidade, o presidente da Emdurb, Paulo Alves, destacou que o objetivo principal da campanha é mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro, com respeito à sinalização e valorização da vida. “Vamos realizar paradas educativas em empresas e também ações na Santa Casa e no Hospital das Clínicas. A prevenção é o caminho para reduzir tragédias”, afirmou.
Dados da Emdurb revelam que quase 80% dos acidentes fatais registrados em Marília envolvem motociclistas, com a sexta-feira sendo o dia da semana com maior número de ocorrências. “Estamos reforçando as ações justamente para mudar esse cenário. A responsabilidade individual precisa se tornar uma prioridade coletiva”, completou Paulo, destacando parcerias com Detran-SP, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Sest/Senat, Automóvel Clube de Marília e o grupo Companhia Sopa de Comédia.

A diretora técnica do Detran-SP, Fernanda Cury, reforçou a importância de um trabalho contínuo para promover uma mudança de comportamento no trânsito. “É uma missão desafiadora, mas necessária. A educação para o trânsito deve ser diária”, disse.
Representando o prefeito Vinícius Camarinha (PSDB), o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça (PP), o “Rogerinho”, ressaltou que, com a suspensão dos radares em Marília, a conscientização se torna ainda mais fundamental. “É preciso respeitar as normas para evitar acidentes, preservar vidas e aliviar a demanda sobre a saúde pública. Todos têm um papel importante nesse processo”, pontuou.
Secretários municipais também marcaram presença na abertura da campanha, como Paloma Libanio (Saúde), Cilmara Carreiro (Educação), Valeria Cavecci (Esportes), Sandra Roim (Cidadania), Mário Moura (Serviços Públicos) e o procurador-geral do município, Estevan Marino.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi, reforçou o apoio do Legislativo às ações de prevenção no trânsito. “O Maio Amarelo é uma iniciativa essencial para buscar mais segurança para os marilienses. Estamos juntos com o Executivo nesse compromisso com a vida”, afirmou.
Os vereadores Wilson Damasceno e Thiaguinho também participaram da solenidade, que marca o início de uma série de atividades voltadas à educação e prevenção no trânsito ao longo do mês de maio.