Comissões sobre vendas é custo direto de cada produto, além de todos os custos de compra e as despesas fixas para se manter o comercio de mercadorias, existem custos variáveis que interferem diretamente no valor do lucro e na margem de contribuição sobre o valor das vendas. Tanto nas lojas físicas, indústrias e no comercio eletrônico, nos sites próprios, marketplaces, no mercado livre e plataformas de e-commerce.

As comissões devem ser planejadas em porcentagens (%) sobre os valores de vendas e estabelecidas de acordo com as regras de cada negócio, levando em consideração tipo de produto, sua sazonalidade (Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc.), promoções, liquidações e também a concorrência

Os valores base para cálculo das comissões são quase sempre os valores totais das vendas, em alguns casos deduzidos os descontos, juros financeiros, fretes e outros, mas também podem ser um valor fixo por unidade vendida ou negociada.

As comissões são custos variáveis e via de regra servem para a motivação e aumento das vendas, onde os vendedores que tem seu ganho, em salário fixo, mais comissões, e metas fixadas, visam sempre um ganho maior.

A liberação do pagamento dos valores de comissões para fazer justiça a empresa e aos vendedores, pode ser liberada com base na data das vendas ou na data dos vencimentos, com base na liquidez, quando venda parcelada, inclusive programando várias datas para pagamento efetivo, sempre utilizando-se de um sistema ERP de qualidade, especializado e adaptado às regras de negócio da empresa.

O pagamento da comissão é uma motivação direta para vendas e com a utilização de um sistema de gestão venda integrado com o ERP configurável, o empresário, gerentes e diretores de vendas conseguem criar e estabelecer aceleradores e ou bloqueios para suas vendas item a item no seu estoque e criar práticas e regras comerciais que irão interferir diretamente no fluxo de caixa financeiro das empresas.

No valor da venda, pago pelos clientes, estão embutidas as gorjetas, bônus, cashback, influenciadores e indicantes, e até as propinas (ilegais) e são custos proporcionais às vendas das empresas que oneram diretamente a apuração da margem de contribuição, lucros e ou prejuízos em suas vendas, levando algumas por descontrole e má gestão, à falência ou encerramento de atividades.

Jose Luís Leite – diretor da MERCOSISTEM Sistemas ERP e Consultoria para Gestão Empresarial desde 2001
Fone: (14) 3402.8484
Site: www.mercosistem.com.br

1 Comentário

    Bons artigos.

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