A decisão do magistrado destaca a ausência de provas, enquanto a disputa pela cadeira do Executivo está marcada para o dia 06 de outubro
A Justiça Eleitoral de Marília julgou improcedente a ação movida por Paulinho Haraguchi (Mobiliza), que alegava uso eleitoreiro da distribuição de uniformes escolares durante o desfile de 7 de setembro. Haraguchi, ex-vice da ex-prefeita Renata Devito (PSDB), apontava suposta organização do evento pela esposa do prefeito Davoli (Republicanos), Cristiane Tinetti, tentando vincular o ato à campanha eleitoral.
A decisão, proferida pelo juiz Gilberto Ferreira da Rocha, destacou a completa ausência de provas que corroborassem a participação de Cristiane Tinetti na organização do desfile. O magistrado afirmou que as imagens apresentadas, que supostamente mostravam a esposa do prefeito no evento, não traziam menção ou qualquer evidência de envolvimento direto na coordenação do ato.
O juiz enfatizou que a participação de crianças da rede municipal vestindo os uniformes distribuídos pela administração era uma prática comum, sem qualquer conotação eleitoral. “O uso de uniformes distribuídos no evento de 7 de setembro não pode ser visto com fins eleitoreiros, em razão de ser prática reiterada nas municipalidades”, afirmou na decisão.
Além disso, foi negado o pedido liminar de Haraguchi para suspender a entrega dos uniformes aos alunos, considerando que a prática é usual e não apresenta irregularidades. A contestação de Davoli, acompanhada de e-mails da Secretaria Municipal de Educação convidando autoridades para o evento, também reforçou que a organização partiu exclusivamente do Poder Executivo.
O pedido do Mobiliza para que o Ministério Público fosse acionado a fim de ajuizar uma ação de improbidade administrativa foi igualmente negado, sendo considerado matéria para a Justiça Comum e não para a especializada. Com essa decisão, todos os pedidos formulados por Haraguchi foram indeferidos, encerrando a questão.
Atualmente, o prefeito Rodolfo Davoli segue à frente nas pesquisas realizada por Alvorada Pesquisas/WJ Mendes Pesquisas Eireli no município de Vera Cruz, São Paulo, no dia 14/09/2024. Registro no Tribunal Regional Eleitoral SP/TSE com o número SP-02593/2024.eleitorais, aponta Davoli com 61% das intenções de voto, enquanto Haraguchi aparece com 14%, atrás da ex-prefeita Renata Devito, que registra 17%.