Programação do evento em Marília também destaca temas como igualdade de gênero e empoderamento feminino; atividades são gratuitas

De 26 a 29 de novembro, o Senac Marília realiza a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade, um evento gratuito e aberto ao público que visa promover reflexões sobre inclusão, igualdade e representatividade. As atividades incluem rodas de conversa com especialistas em questões contemporâneas que impactam mulheres em diferentes contextos sociais e culturais, como igualdade de gênero, empoderamento feminino e o acesso à saúde para mulheres refugiadas. Um dos destaques é a palestra Competência em Informação em Saúde: um estudo sobre o acesso à saúde de mulheres refugiadas venezuelanas nas UBS, que explora barreiras e estratégias para garantir direitos e inclusão.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Segundo dados divulgados pelo portal da Fiocruz Brasília, desde 2016, cerca de sete milhões de pessoas foram forçadas a deixar a Venezuela em busca de melhores condições de vida. Deste total, metade é composta por mulheres e meninas, cujas histórias evidenciam como a crise humanitária venezuelana — marcada por fome e falta de acesso à saúde — afeta de maneira desigual homens e mulheres. Essa diferença é perceptível ao considerar as responsabilidades de cuidado assumidas pelas mulheres.

A iniciativa da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade demonstra o compromisso do Senac com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a promoção de comunidades sustentáveis. Ao facilitar o acesso do público a debates e atividades sobre inclusão e respeito às diferenças, a instituição contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora, estendendo suas práticas de convivência e desenvolvimento social à comunidade.

Confira os destaques da programação:

O feminino na sociedade do século XXI | 26 de novembro, das 19h30 às 21h – Sala 26

Roda de conversa com a Dra. Adriana Tognoli sobre igualdade de gênero, empoderamento feminino e os desafios e conquistas das mulheres na educação e no mercado de trabalho. Um espaço para troca de experiências e debate sobre perspectivas inclusivas.

Competência em informação em saúde: um estudo sobre o acesso à saúde de mulheres refugiadas venezuelanas nas UBS | 28 de novembro, das 19h30 às 21h – Sala 26 e 29 de novembro, das 9h às 10h30 – Sala 26

A Profa. Dra. Mariana Mello discute as barreiras enfrentadas por mulheres refugiadas venezuelanas no acesso à saúde em Marília. Serão apresentados desafios, estratégias de inclusão e recursos que apoiam essas mulheres na integração e garantia de direitos.

Além disso, a Jornada terá um encontro transmitido ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube, no dia 26 de novembro, às 15h, com o tema Feminino e Saúde Mental, que reunirá especialistas como a psicóloga, palestrante corporativa, terapeuta somática e comunicadora, Ediane Ribeiro, que é especialista em saúde mental, estresse e regulação emocional, além do psicólogo, professor no Hospital Albert Einstein e sócio-diretor do Espaço Diálogo SP (coworking para profissionais da saúde), Bruno Reis.

O evento reforça o papel da instituição em promover discussões que contribuem para uma sociedade mais inclusiva.Não é necessário realizar inscrição para o evento, mais informações podem ser consultadas no portal: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade-2/.

Serviço:
Jornada Senac de Inclusão e Diversidade – Senac Marília

Data: 26 a 29 de novembro

Local: Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília /SP
Informações: www.sp.senac.br/senac-marilia

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *