Realizado pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), o Programa InovaSkill é uma iniciativa que conecta profissionais das indústrias da região com alunos da Fatec Pompeia. Reconhecido como o maior programa de empreendedorismo e inovação do centro-oeste paulista, sua terceira edição, em 2025, contou com a parceria estratégica da Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (Adipa) e da Cadeia Produtiva Local da Indústria de Alimentos de Marília e Região.
Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O Programa InovaSkill 2025 integrou o Programa SP Produz, uma política de fomento às cadeias produtivas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Por meio de um projeto entre a Adipa e a Secretaria, essa participação estadual subsidiou a adesão de empresas da Cadeia Produtiva Local da Indústria de Alimentos de Marília e Região, além de viabilizar a concessão de bolsas para os alunos dos cursos de Tecnologia em Sistemas Inteligentes, Big Data no Agronegócio e Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia.
Com a participação de 20 indústrias de diversas cadeias produtivas da região da Alta Paulista, o programa reuniu mais de 100 participantes. Desse total, mais de 40 alunos atuaram nos squads de inovação, sendo beneficiados com bolsas de desenvolvimento tecnológico e de inovação oferecidas pelas empresas e pelo Governo de São Paulo.

O InovaSkill tem como foco o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica para atender às demandas e oportunidades das empresas locais. O programa conta com o apoio de aceleradoras de startups e organizações nacionais e internacionais que promovem a inovação, tais como CIAg, Mentto, Bluefields Aceleradora, Startup Leiria (Portugal), Imaginal Inc. (Canadá), Ciesp Alta Paulista, Asserti, Sebrae-SP, Centro Paula Souza e Senai-SP.
A presidente da diretoria executiva da Adipa, Sandra Fumie Yamashita Matunoshita, detalha a parceria com o Governo de São Paulo: “O CPL de Alimentos da região foi reconhecido com alto grau de maturidade pelo Programa SP Produz da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que instituiu as políticas de incentivos às cadeias produtivas. A partir desse reconhecimento, enviamos um projeto com o objetivo de disponibilizar gratuitamente o Programa InovaSkill para empresas de alimentos da região. Com a aprovação, subsidiamos a participação dessas empresas e oferecemos bolsas de pesquisa para os alunos participantes”, destaca.
Segundo o superintendente executivo da FSNT, Elvis Fusco, o Programa InovaSkill visa a formação de líderes com mentalidade empreendedora, capacitados para a criação e implementação de projetos de negócios disruptivos.
“Um dos objetivos é reunir representantes das empresas e alunos na formação de times de inovação que, por meio da imersão nos desafios dos negócios, possam vivenciar o cenário real da inovação e as empresas tenham acesso aos melhores talentos da Fatec de Pompeia”, complementa Fusco.
A diretora da Fatec Pompeia, Profa. Dra. Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin, enfatiza o sucesso dos alunos na inserção profissional: “Como nas edições anteriores, vários alunos dos cursos de Tecnologia em Sistemas Inteligentes, Big Data no Agronegócio e Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia que participaram do InovaSkill foram contratados por empresas como Agromérica, Biscoito Rodrigo, Eficaz, Café Granchelli, Jacto, Marilan, Síntegra, Centro de Inovação Tecnológica, ZD Alimentos, entre outras. Nesta edição de 2025, 50% dos alunos já foram contratados, demonstrando a qualidade de formação da Fatec Pompeia e a importância do Programa para as empresas na busca de talentos na área tecnológica.”
A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia informa que estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em participar do Programa InovaSkill Edição 2026. No próximo ano, o Programa acontecerá de abril a outubro, e as vagas são limitadas.













