O adiamento da prova foi uma demanda de deputados e do governador do Rio Grande do Sul
O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu adiar oConcurso Público Nacional Unificado, conhecido como o Enem dos Concursos, que estava previsto para ser realizado em todo o Brasil neste domingo, 5, por conta das chuvas no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada inicialmente pela CNN e confirmada pela EXAME com fontes do governo.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e o ministro da Secretária de Comunicação, Paulo Pimenta, vão realizar uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 3, às 15h, para detalhar o cancelamento e a nova data de prova.
Na quinta-feira, o ministério responsável pela prova chegou a informar em nota que a prova estava mantida, mas após a pressão de deputados do Rio Grande do Sul e de uma ala do governo, a decisão foi adiar a prova.
Na manhã desta sexta-feira, Paulo Pimenta afirmou que um possível adiamento da prova custariaR$ 50 milhões à União. O edital do CNU não prevê reeaplicação das provas, mesmo em casos de desastres naturais. Das 2,1 milhões de inscritos, 80.348 inscrições são do Rio Grande do Sul.