Integrando o patrimônio histórico e de serviços de Marília, a Maternidade Gota de Leite participou, neste 4 de Abril, do desfile cívico-militar em comemoração aos 96 anos da cidade. Pelo menos cem profissionais representaram o corpo da instituição, formado por mais de 500 colaboradores, que atuam na própria maternidade e na Saúde Municipal, além de municípios no entorno.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp


A emancipação político-administrativa de Marília ocorreu há exatos 96 anos, em 4 de abril de 1929, e a Maternidade Gota de Leite foi fundada em 28 de julho de 1931, apenas dois anos depois.
Com o desenvolvimento da cidade, desenvolveu-se a instituição, que nasceu da intenção solidária de auxiliar parturientes em vulnerabilidade social e seus bebês e, com os anos, tornou-se maternidade, com a primeira sala de parto instalada em 1947.
“Amo a Gota de Leite e toda nossa equipe. Estou bem emocionada porque nossa entidade representou bem o seu papel no desfile, assim como representa em Marília, contribuindo com a Prefeitura. Fazemos muito pela Saúde do Município através de uma equipe correta, completa e dedicada. Estou satisfeita. Viva Marília e viva a Gota de Leite, claro”, considerou a presidente da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni, com 38 anos de voluntariado pela instituição.
Entre os participantes da Gota de Leite no desfile pelo aniversário de Marília, estavam profissionais que atuam dentro da maternidade, os que atuam no Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) e os que integram a Atenção Básica do Município: programa ESF (Estratégia Saúde da Família) e Equipe Multiprofissional, que percorre a rede de Saúde com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e educador físico, no atendimento à população.
Depoimentos

“Estar aqui hoje é expressar esse sentimento pela entidade e pela cidade”, destacou o auxiliar de escrita Moacir Perineti durante o desfile. Ele integra a Gota de Leite há oito anos e elogiou a participação da maternidade na comemoração pelo aniversário da cidade”.
Já a profissional de Enfermagem da Gota de Leite, Rosi Estevanato, estava comovida. Ela ressaltou que Marília foi a cidade que a acolheu e que a maternidade foi seu primeiro emprego na área da Saúde. “Falar da Gota é muito emocionante para mim”.
O fisioterapeuta Armando Sanches trabalha no Caoim há 12 anos, através do RH da Gota de Leite. Ele agradeceu à maternidade pelo reconhecimento ao trabalho.
“É muito gratificante atender às crianças com sobrepeso no Caoim e estar no desfile de Marília é uma oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho”.
Gabriele Cristina Araújo, participou do desfile de 4 de Abril com seu segundo filho, de quatro meses, que nasceu na Maternidade Gota de leite. “Eu me senti muito acolhida durante meu parto”.
E a cirurgiã-dentista da maternidade, que atua na USF Vila Barros, observou que se sente honrada e privilegiada em servir à população. “A Gota nos oferece suporte para sermos profissionais de excelência”.