Em um ato de reconhecimento e valorização da solidariedade que salva vidas, a Prefeitura de Marília promoveu na tarde desta terça-feira (20) uma emocionante homenagem às Mães Doadoras de Leite Materno. O evento, realizado no auditório Octávio Lignelli, reuniu mais de 40 mulheres que compartilham diariamente o gesto mais nobre da maternidade: doar vida por meio do leite materno.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A solenidade celebrou o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, e foi promovida pelas secretarias municipais da Saúde, Cultura e Educação. Durante o encontro, o sentimento de gratidão e emoção foi unânime entre os presentes.
“Só temos a agradecer a essas mães pelo gesto de amor e solidariedade ao próximo. Como médica e mãe, sei da importância vital do leite materno, principalmente para os recém-nascidos em situação de vulnerabilidade, como os prematuros”, destacou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A presidente do Banco de Leite Humano de Marília, Sandra Domingues, ressaltou a dimensão do gesto das doadoras.
“Elas dividem vida. O leite materno é o bem mais precioso que uma mãe pode oferecer. Além de nutrir seus próprios filhos, elas estendem esse amor a outros bebês, oferecendo esperança e saúde. Nossa gratidão será sempre eterna.”

Representando as mães doadoras, Mariana dos Reis Thomaz Aguiar emocionou o público ao compartilhar sua história pessoal. “Minha bebê ficou 14 dias internada e contou com a doação de outra mãe. Esse gesto nos deu esperança, conforto e força. Hoje, também sou doadora e posso retribuir. Esta homenagem valoriza algo que vai além da maternidade: é um ato de humanidade.”
A iniciativa da homenagem partiu do vereador Élio Ajeka (PP), que teve sua própria família beneficiada pela doação de leite humano. “Este é um gesto de amor puro e merece ser celebrado. As mães doadoras são verdadeiras heroínas do cotidiano”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi, também participou do evento e destacou o papel pioneiro de Marília em políticas públicas voltadas à amamentação.
“Nosso município tem uma trajetória de valorização da vida com a implantação do Banco de Leite e das Salas de Amamentação. A Câmara estará sempre ao lado de ações que promovem saúde e dignidade.”
As mães doadoras receberam certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A cerimônia também contou com a presença da presidente do Fundo Social de Marília, Paula Almeida; da secretária municipal de Esportes, Valéria Cavecci; e da vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD).