A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) firmou acordo de cooperação com a Escola Estadual ‘Cultura e Liberdade’ de Pompeia (SP). A solenidade de assinatura reuniu dirigentes, docentes, alunos e diversas autoridades e parceiros das instituições no ginásio de esportes da FSNT.
O acordo prevê cooperação nas áreas de educação, pesquisa e inovação em regime de mútua colaboração na execução de projetos de formação e capacitação docente, cursos de formação para alunos e projetos de pesquisa, inovação e extensão.
“Alunos do Ensino Médio poderão participar de projetos de iniciação científica orientados por um professor do CENE e outro da Fatec Pompeia Shunji Nishimira”, citou o superintendente executivo da FSNT, professor Elvis Fusco.
ESCOLA
Fundada em 1950, a ‘Cultura e Liberdade’, que já foi denominado Colégio Estadual e Escola Normal (CENE), conta atualmente com 2.135 alunos de Pompeia e região, matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio e no Centro de Estudo de Línguas (CEL).
“A parceria estimula o aluno a procurar o curso técnico com objetivo de transformar pessoas para uma sociedade mais justa. Isso sim é uma escola pública de qualidade, avançando em busca de excelência em Educação”, afirmou o diretor do ‘Cultura e Liberdade’, Luis Frederico Faia Destro.
Dirigente regional de ensino em exercício, Aparecido de Oliveira classificou o convênio como “histórico”. “Inovação e excelências são atributos destas parcerias que proporcionarão subsídios para o projeto de vida dos nossos alunos que, agora, têm nova perspectiva profissional”.
PRIVILÉGIO E GRATIDÃO
Ex-aluno do CENE, do Senai Marília e com carreira no Grupo Jacto, o ex-prefeito de Pompeia, José Antonio França destacou a oportunidade conferida aos alunos por meio do convênio firmado entre a FSNT e o “Cultura e Liberdade”. “Na minha época não havia isso. Esta parceria é um grande privilégio para os jovens e para nossa cidade”.
Filho do fundador do Grupo Jacto e da FSNT, Shunji Nishimura (1910-2010) e também ex-aluno do CENE, o fundador da Universidade da Família (UDF), Jorge Nishimura lembrou da gratidão do pai ao Brasil, revertida pelo apoio à Educação por meio da FSNT.
“Ele poderia ter feito caridade, mas dinheiro acaba logo. Preferiu a Educação, que é para sempre”, frisou. Aos alunos presentes, declarou: “isso é para você. É o patrimônio de cada um, e para a vida toda”.
Ao final da solenidade, foram entregues presentes ao diretor da ‘Cultura e Liberdade’, ao dirigente regional de ensino em exercício e, em especial, à ex-diretora do “Cultura e Liberdade”, a professora Katia Marisa Palácio, por seus 25 anos de serviços prestados à rede estadual de ensino.