Com o avanço da validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas 420 mil propriedades rurais paulistas, o coordenador de Ação Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Luís Gustavo de Souza Ferreira, explicou durante o primeiro tema do Fórum de Sustentabilidade realizado no último dia 29/10, que a expectativa é de que haja mais agilidade na análise dos processos. Até setembro mais de 71 mil cadastros foram validados, sendo 60% deles sem passivo.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Ferreira mostrou que, no caso de propriedades que possuem excedente de áreas preservadas, há a possibilidade de venda ou arrendamento para aqueles que precisarão de realizar alguma compensação ambiental. Ele ressaltou que mais de 700 projetos de recuperação ambiental já foram apresentados e assinados 204 termos de compromisso, correspondentes a 138 mil hectares.
Como os processos começaram em 2014, a revisão dos dados é essencial para que se possa ter a real visão das propriedades rurais no estado e os produtores possam se adequar à nova legislação ambiental, frisou o coordenador do Departamento de Sustentabilidade da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), José Luiz Fontes.
Assista o vídeo neste link.