Durante o segundo Encontro Estadual de Mulheres do Agro, Faesp e outras federações estaduais de agricultura abordaram o potencial do turismo no campo
O Turismo Rural vem crescendo ao longo dos últimos anos e a participação feminina acompanha essa tendência, com intensa participação de mulheres. Essa atividade foi tema de um painel no segundo “Encontro Estadual de Mulheres do Agro”, realizado quinta-feira (29/08) na cidade de Lins, interior paulista.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Denominado “A força feminina no turismo rural, o painel foi mediado pela empresária Thereza Collor, com participação de Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp, Natália Sampaio Sene Fernandes, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sâmia Borges dos Santos, consultora do Sebrae, e Anna Gabriela Rodrigues, empreendedora rural da marca Palmitolândia.
“A ideia de realizar este painel foi para promover a troca de experiências sobre o turismo em diferentes estados e servir de exemplo para ideias novas que as produtoras paulistas podem aplicar em suas propriedades”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp.
Representantes de outras federações estaduais de agricultura também marcaram presença: Lucia Helena Bueno Bortolozzo (Piauí), Luanna Oliveira Inácio de Moraes (Goiás), Daniela Lacerda de Almeida (Bahia), Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro (Minas Gerais), MariluceTeixeira Duarte de Anchieta (Paraná), Francisca IvanisaHolanda (Ceará) e Sandra Moreira Padilha Vitoriano (Distrito Federal).
Elas descreveram as características de seus estados no aspecto do turismo com qualidades geográficas e culturais únicas, incluindo a gastronomia de cada local. “Cada região pode ter um roteiro diferenciado. As mulheres são muito detalhistas e criativas, o que torna mais fácil implementar o turismo no campo”, disse Silvana Ribeiro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais –FAEMG.
Ente uma e outra fala das participantes do painel, Thereza Collor encorajava produtoras rurais a explorarem o potencial econômico de suas propriedades para oferecer aos turistas uma programação diversificada. “Hoje as pessoas querem um turismo de experiência”, disse Thereza.
A Faesp em parceria com governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Turismo e Viagens, o programa de desenvolvimento do turismo rural do estado de São Paulo. O secretário Roberto de Lucena afirmou que para esse programa a Comissão Semeadoras do Agro é de vital importância. “As Semeadoras têm produzido muito no sentido de fortalecer o elo desta grande cadeia que fixa a família no campo e fortalece cada vez mais o nosso agro. Que é uma condição essencial para o produtor implementar o turismo em sua região”, falou.
O presidente do sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, falou da importância do turismo rural para incrementar o empreendedorismo no campo. “Estamos incentivando essas iniciativas porque irão criar oportunidades para o produtor, gerando mais empregos e renda. E lembrou que “os cursos do Senar-SP relacionados ao turismo rural dão o suporte necessário para novos negócios”.