Pompeia foi palco de celebração da maior iniciativa de inovação aberta para empresas da região, o Programa InovaSkill
No último dia 05, durante o Pitch Day, evento que marcou o encerramento da Edição 2024, foram apresentados os resultados do desenvolvimento dos projetos de inovação aberta e intraempreendedorismo desenvolvidos ao longo do Programa InovaSkill 2024.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaJYnfo5Ejy6xwaEJm2y
A iniciativa, promovida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, conta com o apoio de aceleradoras de startups e organizações nacionais e internacionais, por meio de conteúdos e mentorias, como Mentto, Bluefields Aceleradora, Adipa, Startup Leiria de Portugal, Imaginal Inc. do Canadá, Leavening Aceleradora, Sebrae-SP, Centro Paula Souza, Senai-SP e Ciesp Alta Paulista.
Entre abril e outubro deste ano, profissionais de empresas dos setores da indústria, saúde, jurídico, educação, logística e tecnologia, incluindo Jacto, Síntegra, Unipac, CIAg, Life, Rodojacto, Orthometric, Datrel, Artabas, Senai, Gomes Altamari Advogados e Grupo Brudden, apoiados pelos alunos da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, participaram de trilhas de desenvolvimento de projetos em empreendedorismo de base tecnológica e inovação.
Em colaboração, desenvolveram projetos tecnológicos para solucionar problemas das empresas participantes ou criar negócios inovadores nos mercados do agro, saúde, indústria e serviços.
De acordo com o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Prof. Elvis Fusco, o programa, em sua segunda edição, ampliou a participação de empresas em 2024.
“Neste ano, estabelecemos parceria com o Ciesp Alta Paulista e a Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (Adipa), o que aumentou a participação de diversas empresas da região”, destacou Fusco.
O Programa InovaSkill vai além do desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores, promovendo competências em empreendedorismo de base tecnológica e inovação aberta. O objetivo é formar uma mentalidade empreendedora nos participantes, capacitando-os com conteúdos e metodologias sobre inovação baseadas no modelo de construção de startups.
O Pitch Day foi uma oportunidade para empresários, empreendedores, aceleradoras e atores do ecossistema regional de inovação conhecerem os resultados do Programa InovaSkill. Um dos diferenciais dos projetos desenvolvidos durante o programa, foi a utilização de recursos de Inteligência Artificial Generativa para criação de diferenciais competitivos nos projetos.
O vencedor da Edição 2024 do Programa InovaSkill foi o projeto Chronus da empresa UNIPAC que teve como objetivo desenvolver uma solução de inteligência artificial capaz de monitorar as atividades das linhas de produção em tempo real, utilizando sensores e câmeras para registrar o ciclo de trabalho e os movimentos dos operadores.
Em segundo lugar ficou o projeto Artegg da empresa Artabas de Bastos que apresentou uma solução inovadora para granjas, oferecendo ferramentas avançadas, utilizando Inteligência Artificial para coleta e tratamento de dados a partir de sensores e inputs manuais dos controladores de produção. O projeto do Senai Pompeia ficou em terceiro lugar, Ethimos, solução digital voltada para escolas que utilizam o Imaginal Learning, metodologia educacional canadense, adotada e difundida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Além das apresentações dos projetos, o evento contou com o painel “Inteligência Artificial: uma nova era para o empreendedorismo e inovação”, com a participação de conferencistas que são referências no país na utilização de inteligência artificial em startups, Harold Schultz Neto, Chief AI Officer da MakeOne, e Luiz Fernando Ohara Kamogawa, Founder da Fint AI.
Durante o evento, foi lançada a chamada para o Programa InovaSkill Edição 2025, que já está com a sua pré-incrição aberta para empresas da região, para mais informações acesse o site www.inovaskill.org.br.