Professor doutor Vitor Engracia Valenti, do campus da Unesp de Marília, coopera com análise científica publicada pela revista internacional Journal Of Affective Disorders
Por Fala Marília
Pesquisa com participação do professor doutor Vitor Engracia Valenti, do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília, comprova que medicamentos antidepressivos não oferecem riscos ao coração. O estudo está na edição de junho da revista internacional Journal Of Affective Disorders, que está circulando neste mês na França.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
De acordo com as informações do cientista Vitor Valenti, considerado um dos mais jovens promissores da ciência mundial, o estudo envolveu a revisão sistemática sendo conduzido pela Unesp de Marília, em cooperação com outras duas grandes universidades: Oxford University, da Inglaterra, e USP (Universidade de São Paulo).
“A revista francesa Journal of Affective Disorder trouxe o estudo, que incluiu mais de 410 pesquisas e cálculo estatístico de meta-análise, análise do risco do viés e do nível de evidência dos estudos que foram realizados”, destacou.
A revisão, conforme detalhou o pesquisador, apontou que a paroxetina, um remédio destinado ao controle de distúrbios psíquicos (como depressão e ansiedade) causou efeitos benéficos no coração. “Os resultados sugerem que a paroxetina pode reduzir riscos cardiovasculares associados à depressão. É importante reforçar, nestes casos, a relevância de tratamento sempre com prescrição médica”, finalziou.