Visita organizada pela PromPerú destaca iniciativas de fiscalização, fomento e sustentabilidade da agropecuária brasileira
Nesta segunda-feira (20), 25 estudantes de pós-graduação em ciências agrárias do Peru visitaram a sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), localizada no bairro Bela Vista, em São Paulo. A iniciativa, organizada pela PromPerú – entidade governamental peruana que promove exportações e turismo, semelhante à ApexBrasil – proporcionou aos visitantes uma imersão no trabalho desenvolvido pelas equipes de fiscalização e fomento do Mapa.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Recebidos pelo superintendente Fabio Paarmann, os estudantes puderam conhecer a estrutura organizacional do Ministério e os temas prioritários da pasta, com destaque para o sistema de Defesa Agropecuária e a integração com órgãos estaduais. Durante o encontro, os participantes demonstraram grande interesse por questões como certificações, selos de inspeção de produtos de origem animal, habilitação para exportações e produção sustentável no Brasil.
“Eles fizeram muitas perguntas sobre os sistemas de produção e certificações internacionais, além de mostrarem curiosidade em relação à produção sustentável brasileira”, destacou Paarmann.
Carolina Reis, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (Sisv-SP), apresentou as ações de controle fitossanitário, incluindo a prevenção à fusariose da bananeira – uma doença que, embora presente no Peru, ainda não ocorre no Brasil. Ela também explicou a parceria entre os órgãos de controle de ambos os países para evitar a introdução da doença no território brasileiro.
Eliana Spaggiare, responsável pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-SP), detalhou os resultados recentes das atividades de fiscalização, como a apreensão de arroz adulterado, fraudes em azeites e cafés, e a detecção de aflatoxina em amendoim importado do Paraguai.
Já Rodrigo Cortez, chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento Rural, apresentou programas voltados à qualificação e ao fomento da produção agrícola, como o Programa Mais Leite Saudável e o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite. Ele também abordou iniciativas relacionadas à produção sustentável, tecnologias do programa ABC+, bioeconomia e conectividade rural.
Além disso, os auditores Daniele Cavalcante e Antônio Borrego compartilharam experiências práticas de fiscalização. Borrego, por exemplo, relatou casos de combate à fabricação clandestina de produtos veterinários e de controle de resíduos de medicamentos em produtos de origem animal.
Para Carla Espinoza, especialista sênior do PromPerú, a visita foi extremamente proveitosa. “Os alunos ficaram muito satisfeitos. Foi uma grande experiência para todos”, afirmou.
Segundo Ângela Peres, auditora fiscal que já atuou como adida agrícola no Peru e atualmente coordena a área de promoção comercial do Mapa, receber os estudantes peruanos no Brasil é mais uma ação de colaboração com o país vizinho. “Apresentar o êxito do nosso sistema de defesa agropecuário pode contribuir para o aprimoramento conjunto da produção agrícola na América do Sul”.
A atividade reforçou a importância da troca de conhecimento entre os países e destacou o papel do Mapa na promoção de uma agropecuária sustentável e inovadora.