O acadêmico fará estágio por sete meses no Departamento de Anestesia, Cuidados Críticos e Medicina da Dor
Um estudante do 4° período do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI), foi aprovado como pesquisador no Massachusetts General Hospital na Universidade Harvard, em Boston, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O acadêmico Júlio Ken Matsubara fará estágio no Departamento de Anestesia, Cuidados Críticos e Medicina da Dor, no período de 1º de junho de 2024 a 1º de janeiro de 2025. Para isso, ele pediu afastamento das aulas na Famema, mas após esses sete meses, ele retornará para continuar cursando medicina de onde parou. Segundo ele, a oportunidade será importante para o seu desenvolvimento em pesquisas e para ampliar ainda mais os seus conhecimentos em um dos melhores hospitais do mundo especializados em anestesiologia.
“Resolvi fazer o estágio porque quero desenvolver ainda mais minhas habilidades em pesquisa, além de ter a oportunidade de conhecer um dos melhores hospitais do mundo especializados em anestesiologia, o Massachusetts General Hospital, principal hospital afiliado à Harvard”, comentou o estudante.
A Famema participa de intercâmbios e estágios internacionais desde 2022 e além dos Estados Unidos, alunos da faculdade já fizeram intercâmbio nos seguintes países: Peru, Espanha, Chile, Egito, Grécia, Itália, México, França, Sérvia, Colômbia e Marrocos.
Além do Júlio, outros alunos também já estiveram em Havard. Atualmente são 10 estudantes participando de um programa da Harvard também no formato virtual por intermédio da Aspire Leaders Program.
No final de 2023, a estudante da 52ª turma do curso de Medicina da Famema, Isabela Landsteiner Amêndola, conquistou uma vaga de pesquisadora na Universidade de Harvard.
“Quando eu recebi a notícia de ter sido aprovada para assumir uma posição de pesquisadora em Harvard fiquei profundamente emocionada. Confesso que, por alguns instantes, tive que me convencer de que estava acordada, pois pensei estar sonhando. Na verdade, a trajetória até Harvard envolveu muita dedicação e um profundo amor pela ciência. O marco inicial ocorreu nos primeiros anos da faculdade, quando tive a oportunidade de desenvolver trabalhos científicos sob orientação de preceptores da Famema. Desde então, tenho percorrido esse caminho científico, o que contribuiu para que eu desenvolvesse algumas pesquisas na Johns Hopkins University School of Medicine”, comenta a aluna.
Ao longo de sua trajetória acadêmica na Famema, a estudante Isabela Landsteiner também realizou estágio clínico na Florida International University e, ainda, completou um estágio na renomada Universidade de Yale. Sua opção foi a dedicação ao campo científico, pelo qual foi aprovada para assumir uma posição de pesquisadora na Universidade de Harvard.
Fundada em 1636, Harvard é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos. Ao todo, a instituição americana soma mais de 400 mil alunos diplomados. O Massachusetts General Hospital, fundado em 1811, é afiliado da Faculdade de Medicina de Harvard.
O Massachusetts General Hospital foi classificado como o melhor hospital do país no período de 2023-2024. O Mass General Hospital oferece o maior programa de pesquisa hospitalar dos EUA. Guiado pelas necessidades dos pacientes, o hospital proporciona atendimento baseado em pesquisas de ponta, ofertas de tratamentos avançados e os mais recentes ensaios clínicos.
Sobre a SCTI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) tem o objetivo de aumentar a sinergia com todos os atores que integram o ecossistema de inovação, fomentando o conhecimento científico no Estado de São Paulo. Conta com os seguintes órgãos vinculados: Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Centro Paula Souza (CPS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).