A prática esportiva na terceira idade é fundamental para garantir saúde, qualidade de vida e integração social. Pensando nisso, Tupã se prepara para abrir oficialmente, nesta terça-feira (29), os Jogos da Melhor Idade (Jomi), uma das mais importantes competições do calendário esportivo do estado de São Paulo, que reunirá cerca de 1.200 atletas de quase 60 municípios.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A cerimônia de abertura será realizada a partir das 16h, no Ginásio de Esportes Elias Kenaifes, com a presença da secretária estadual de Esportes, Coronel Helena Reis, ao lado do prefeito Renan Pontelli e demais autoridades. Mais que uma competição, o evento é uma celebração ao envelhecimento ativo e saudável.
Durante os Jogos, que começaram com o congresso técnico na segunda-feira (28) e seguem até o dia 4 de maio, os participantes, todos com mais de 60 anos, disputarão 15 modalidades que estimulam o corpo e a mente: atletismo, basquete 3×3 adaptado, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, damas, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. Cada modalidade proporciona ganhos importantes para a saúde física e mental dos competidores.
Para garantir o bem-estar dos atletas, Tupã montou uma ampla estrutura com alojamentos e dois refeitórios equipados com recursos de acessibilidade, reforçando o compromisso com a inclusão e o conforto dos participantes. Os jogos ocorrerão em diversas praças esportivas da cidade, como o complexo da Nova Tupã, o Instituto Federal, as quadras da Faccat e da UniFadap, a antiga Esefap, e salões da Casa do Garoto, Jotal e Apeoesp.
Além disso, cerca de 50 voluntários se cadastraram para dar suporte ao evento, atuando em alojamentos, refeitórios e locais de competição. “Muita gente entendeu a importância deste evento e está auxiliando. A ação deste grupo é fundamental para que tudo transcorra dentro do planejado”, destacou o secretário de Esportes, Fabiano de Souza.
Com entrada franca, a população é convidada a prestigiar os Jogos, valorizando a dedicação e o exemplo dos atletas, que mostram que o esporte é um poderoso aliado para uma vida longa, ativa e feliz.