Nos dias 13, 14 e 15 de março de 2025, educadores e profissionais da área de educação participaram do Imaginal Teachers Training, um programa imersivo que promete revolucionar a forma como o ensino é aplicado em sala de aula. O evento, realizado no Ginásio de Esportes do Colégio Shunuji Nishimura, em Pompeia/SP, foi conduzido por Tom Rudmik, CEO do Imaginal Education e cofundador da renomada Master’s Academy & College, no Canadá.

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A edição deste ano registrou um público recorde, com mais de 300 participantes, incluindo professores, secretários de educação, prefeitos e representantes de diversos estados brasileiros, como Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul, além de delegações do Paraguai.

Metodologia inovadora e impacto na educação

Com mais de 40 anos de experiência, Rudmik é uma referência internacional no desenvolvimento de modelos educacionais inovadores. Sua abordagem, inspirada na Qualidade de Edwards Deming, já recebeu prêmios e reconhecimento global, incluindo o título de melhor escola de Alberta, no Canadá, pelo Frasier Institute. Além disso, ele é autor do livro Tornando-se Imaginal: Visualizando e criando o futuro da educação.

O Imaginal Teachers Training é um treinamento teórico e prático que aborda os 9 Elementos Essenciais para transformar o ensino, incluindo Cultura, Aprendizado baseado na Neurociência, Personalização, Colaboração e Prontidão para o Futuro. Durante os três dias de imersão, os participantes tiveram acesso a estratégias e ferramentas aplicáveis imediatamente em sala de aula, criando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e alinhado às necessidades dos alunos.

O programa foi dividido em duas etapas: o Imaginal Basic (13 e 14/03), que abordou os fundamentos do Imaginal Learning, e o Imaginal Advanced (15/03), que aprofundou as práticas avançadas.

Expansão da metodologia no Brasil e Paraguai

Segundo Evis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, o evento acontece há três anos em parceria com o ITC (Imagine Transformation Center Brasil) e a instituição canadense Imagine Education.

“Levamos a metodologia para diversas cidades, universidades e redes educacionais. O evento simboliza essa expansão, que agora alcança também o Paraguai”, afirmou Fusco. Ele ressaltou que escolas que adotaram o modelo Imaginal Learning saíram dos piores índices educacionais em seus municípios para as primeiras colocações. “Isso comprova que o problema está no sistema educacional e não nos professores ou alunos. Quando transformamos a educação pelo sistema, os resultados são expressivos”, disse.

O Grupo Jacto também é um dos apoiadores da iniciativa. Jorge Nishimura, conselheiro da empresa, conheceu o Imaginal Education no Canadá em 2016 e percebeu sua sinergia com a filosofia do grupo. “Esse trabalho já dura mais de 10 anos, e hoje vemos seu crescimento em diferentes estados brasileiros e até no Paraguai”, destacou.

Transformação na prática

Jucelena Loncarovich, coordenadora pedagógica do Colégio Shunji Nishimura, acompanhou de perto a implementação do modelo no Canadá e destacou a autonomia e alegria dos alunos e professores. “Eles realmente aplicam ferramentas que desenvolvem a autonomia dos alunos. Aqui no Brasil, tivemos que adaptar à nossa cultura, mas aprendemos que a mudança começa pela mentalidade”, explicou.

Outros participantes também relataram impactos positivos. José Márcio Guidi, diretor do Colégio Liceu Francana, participou pela segunda vez.

“O formato atual da educação é antigo, e precisamos modernizá-lo. Esse evento nos ajuda a trazer uma gestão educacional mais evoluída”, comentou.

A supervisora de Educação de Marília, Denise Oliveira Fontes, afirmou que pretende implantar a metodologia nas EMEFs do município. “A criança passa a ser protagonista no seu aprendizado. O evento foi inspirador”, declarou.

De Jataí/GO, 32 professores das redes municipal e particular também participaram. Para a secretária de Educação, Jeane Idalina, a imersão foi um “divisor de águas” em sua vida profissional.

A Escola Senai de Pompeia também implantou a metodologia e tem obtido resultados surpreendentes. Segundo o gerente administrativo Ricardo Augusto Ramos, “os alunos se tornaram mais autônomos, aprendendo a aprender, o que tem elevado significativamente o desempenho acadêmico”.

Do Piauí, a presidente do Colégio Batista, Damaris Kudiesa, destacou a importância da metodologia para integrar boas práticas desconectadas. “Aprendi quais direções devemos seguir para maximizar o aprendizado do aluno”, afirmou.

Rudmik destaca revolução educacional

Para Tom Rudmik, o evento representa o início de uma revolução educacional no Brasil. Ele lembrou sua primeira visita a Pompeia e a parceria com a Escola Senai, que se tornou uma escola vitrine para a aprendizagem profunda no país. “O modelo educacional que desenvolvemos no Canadá se mostrou altamente eficaz, e os resultados já são visíveis no Brasil”, garantiu Rudmik.

O Paraguai também reforçou seu compromisso com a metodologia. A Associação Hermanos Menonitas do Paraguai participou da imersão pela segunda vez e trouxe 46 professores, além de representantes do Ministério da Educação e das Ciências do Paraguai.

“O evento tem sido essencial para transformar a educação em nosso país”, concluiu o superintendente educacional Delbert Unruth Klassen.

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