No total foram aplicadas 5.771 doses contra a paralisia infantil, influenza entre outras doenças
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília anunciaram os resultados do ‘Dia D’ da vacinação, que ocorreu de 27 de maio a 8 de junho de 2024. Durante esse período, 2.734 crianças de 1 a 4 anos receberam doses contra a poliomielite. No entanto, a cobertura vacinal foi baixa, com apenas 23,7% do público-alvo de 11.524 crianças imunizadas, conforme dados da Vigilância Epidemiológica.
Com o início das festas juninas nas escolas municipais, a Vigilância Sanitária vacinou 178 crianças com doses orais contra a poliomielite nos arraiás das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil (Emefei) nos dias 7 e 8 de junho de 2024. Além disso, 1.738 doses foram aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, totalizando 1.916 doses de vacina.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
“Foram aplicadas 4.033 doses dessas vacinas, sendo 1.314 doses da vacina do Calendário Nacional e 2.719 doses da vacina contra Influenza, totalizando 5.771 doses aplicadas”, explica a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Vigilância Sanitária, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.
O ‘Dia D’ também visou imunizar a população contra a gripe e outras doenças do Calendário Básico Nacional, incluindo sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche e febre amarela. “Foram aplicadas 4.033 doses dessas vacinas, sendo 1.314 doses do Calendário Nacional e 2.719 doses da vacina contra Influenza, totalizando 5.771 doses aplicadas”, explicou Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Vigilância Sanitária.
Campanha de Vacinação Continua até 14 de Junho
Juliana Carvalho Bortoletto informou que a campanha de vacinação continuará até o dia 14 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h às 17h. “O objetivo é atender as mais de 11 mil crianças que fazem parte do público-alvo da Secretaria Municipal de Saúde. Com a necessidade de atualização das carteirinhas de vacinação, a campanha se estende até 14 de junho de 2024. As equipes continuarão a imunização de crianças, jovens, adultos e idosos, inclusive na zona rural.”
A Importância da Vacinação Contra a Poliomielite
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo causar paralisia irreversível nos membros inferiores em casos graves. O último registro da doença no Brasil foi em 1989, e graças à vacinação, não houve novos casos desde então. No entanto, a notificação de um caso da doença em 2023 no Peru, país vizinho, reforça a importância da vacinação para prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil.
A Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. Além da vacinação contra a poliomielite, a multivacinação atualizará a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes (menores de 15 anos), adultos e idosos.