Neste Dia D de combate à dengue em Marília, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de atividades educativas e ações de controle para enfrentar a doença e o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Realizado em 1º de março de 2024, o evento envolveu equipes em unidades de saúde, empresas e residências, visando conscientizar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Orientação e Conscientização

Pacientes que buscaram atendimento nas 60 unidades de saúde de Marília receberam materiais educativos e informações sobre o atual plano de combate à dengue. Além disso, foram alertados sobre o número de casos confirmados na região em que residem, reforçando a importância da prevenção e da participação de todos no combate à doença.

Envolvimento da Comunidade e do Setor Privado

Empresas locais também se engajaram no Dia D, como a Coca-Cola, que recebeu equipes da Secretaria Municipal de Saúde para conscientização entre os colaboradores. Essa parceria demonstra a importância do envolvimento de diversos setores da sociedade no combate à dengue.

Ações de Controle e Tratamento

Além das atividades educativas, foram realizadas ações práticas, como a aplicação de inseticida em pontos estratégicos, acompanhamento de canteiros de obras para eliminar focos de água parada e tratamentos com larvicida em reservatórios não removíveis. Essas medidas visam interromper o ciclo de reprodução do mosquito e reduzir a incidência da doença.

Reunião do Comitê Intersetorial

O Dia D também incluiu uma reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, que se reúne semanalmente para discutir estratégias de combate ao Aedes aegypti e tratamento dos moradores com dengue. Atualmente, o plano de ação prioriza o atendimento aos sintomas da dengue na atenção básica, nebulização nas ruas, limpeza urbana e atividades educativas em todas as Secretarias Municipais.

Conclusão

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A mobilização no Dia D contra a dengue em Marília reflete o compromisso da comunidade e das autoridades locais em enfrentar essa importante questão de saúde pública. Por meio da conscientização, controle do vetor e ações práticas, espera-se reduzir os casos de dengue e proteger a saúde de todos os moradores da cidade.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *