Imagine escolher um assento em um avião, marcar compromissos ou comprar produtos e serviços sem precisar sair do WhatsApp? Essa é a proposta da nova função Flows do WhatsApp.
RESUMO
WhatsApp lança Flows, recurso que permite empresas criarem experiências nativas no aplicativo.
Como, por exemplo, escolher um assento em um avião, marcar compromissos ou adquirir produtos e serviços – tudo de forma simplificada e sem precisar visitar um site ou mudar para outro aplicativo.
As empresas brasileiras escolhidas para testar a nova função são Banco PAN e Magalu.
O objetivo é continuar marcando território no mercado B2B.
O QUE É O WHATSAPP FLOWS?
É um recurso que permite que as empresas criem experiências nativas no aplicativo. “Com a funcionalidade, empresas que utilizam a Plataforma WhatsApp Business (API) poderão criar fluxos personalizados tornando a interação mais rápida e dinâmica, sem precisar sair da conversa”, diz a companhia em comunicado à StartSe.
COMO FUNCIONA O WHATSAPP FLOWS?
“Empresas de todos os setores, como bancos, serviços de entrega de comida, marcas de comércio eletrônico e companhias aéreas poderão criar interações mais elaboradas e intuitivas proporcionando mais conveniência para ajudar seus clientes, eliminando a demanda de navegar por menus fixos e processos de atendimento demorados”, destaca.
“Quem planeja uma viagem, por exemplo, conseguirá, sem sair da conversa com a companhia aérea, ver o layout da aeronave e selecionar o assento que melhor atenda às suas necessidades – e uma atividade que costumava levar minutos, agora pode ser concluída em segundos”, destaca o app.
QUAL É O OBJETIVO DO WHATSAPP COM O FLOWS?
O objetivo é melhorar a experiência do usuário que também é cliente de outras empresas. Assim, a lógica é a seguinte: ao simplificar o momento de tomada de decisão ao apresentar escolhas claras e diretas em telas dentro do aplicativo, mais resultado o WhatsApp gera para os clientes B2B – de onde vem sua fonte de receita.
POR QUE O WHATSAPP LANÇOU O FLOWS?
Primeiro, para melhorar a experiência do público B2C e do público B2B (de onde vem sua fonte de receita) e se tornar um superapp.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, deixou isso claro ao dizer que “as empresas podem facilmente aproveitar os blocos que criamos para construir suas experiências únicas. Já para os clientes [b2c], será muito mais rápido e conveniente do que alternar entre aplicativos ou sites”, disse em comunicado.
E você, como tem melhorado a experiência dos seus clientes?
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