Realizado há oito anos em Taubaté, interior paulista, o curso tem ganhado cada vez mais procura e incentivado também uma alimentação saudável
No início de novembro o município de Taubaté recebeu o curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos realizado pelo SENAR-SP, em parceria com o SEBRAE-SP, Sindicato Rural e Fazenda Santa Gertrudes. Durante o curso os participantes aprendem, de formas criativas, a valorizar os nutrientes presentes em partes de alimentos que seriam descartadas como talos, cascas, sementes e folhas.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A aplicação do conhecimento adquirido também ajuda a reduzir o desperdício, agrega valor nutricional às preparações, incentiva a economia doméstica e promove um elo maior com a alimentação saudável de forma consciente.
Para Gilberto Carvalho, coordenador do Sindicato Rural de Taubaté há 30 anos, o curso tem muita importância para todos os envolvidos (produtores, trabalhadores rurais e seus familiares) aliando participação ativa, aproveitamento integral dos alimentos e criatividade em receitas nutritivas e saborosas.
“Este é o oitavo ano do curso e a procura tem crescido por diversos fatores, além do incremento econômico no lar dos participantes”, explica.
Márcia de Rosa Moura, instrutora do curso, conta que temas como mudanças climáticas e hábitos alimentares saudáveis são de interesse de todos. “Segundo alguns estudos que efetuei para ministrar o curso essa tendência não é só de quem está nas grandes cidades. Ela vai desde o homem do campo a restaurantes, escolas, hospitais etc”, explica.
Vanda Celia, produtora rural, conta que já realizou cerca de 20 cursos do SENAR-SP e que sempre que aparece algo novo busca se atualizar. Para ela, além do aprendizado que leva para a vida, os cursos também são oportunidades de fazer novas amizades e de troca de ideias.
Sobre o Aproveitamento de Integral dos Alimentos, ela afirma: “É um curso muito interessante e moderno. Quanto tempo jogando comida fora por falta de conhecimento. Depois dessa experiência já fiz várias receitas que aprendi.”
Há mais de duas décadas o SENAR-SP promove cursos como esse e a iniciativa reforça o compromisso da entidade em transmitir conhecimentos e prática para a sociedade, promovendo educação alimentar e práticas sustentáveis, cumprindo com o objetivo de impactar direto na qualidade de vida das famílias rurais.