Coordenadoras realizam visita técnica para conhecer as ações do programa desenvolvidas junto às famílias de Vera Cruz

Nesta quarta-feira (20), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vera Cruz recebeu a visita técnica da Coordenadoria Estadual do programa primeira infância no SUAS/ Criança Feliz, representada por Paola Appolinário Pastrello e Cristiani Lamin (Multiplicadora). Durante a visita, as representantes estaduais acompanharam uma visita domiciliar realizada pela assistente social do município e supervisora do programa Milene Costa, junto ao visitador João Pedro com o objetivo de alinhar metodologias e avaliar a execução do programa Criança Feliz. A primeira-dama do município, Cristiane Tinetti, também esteve presente, reforçando o compromisso da gestão com o programa, ao lado de toda a equipe do CRAS e da Promoção Social.

O município de Vera Cruz se destacou ao obter boa avaliação com base nos critérios estabelecidos pela Coordenadoria do SUAS, especialmente no que diz respeito ao atendimento às famílias, à execução eficaz das ações do programa e ao trabalho em rede. A avaliação positiva reflete a dedicação da equipe local e o compromisso da administração municipal em proporcionar um atendimento de qualidade às famílias em situação de vulnerabilidade social, consolidando Vera Cruz como um exemplo de boas práticas no Sistema Único de Assistência Social.

Com essa avaliação, Vera Cruz se mantém como referência na execução do Programa Criança Feliz, um dos pilares do desenvolvimento social e infantil da cidade.

A coordenadora estadual Paola Appolinário Pastrello elogiou o trabalho desenvolvido. “Estamos em uma ação regional, visitando mais de seis municípios, e Vera Cruz se destaca pelo atendimento e pela logística, principalmente na visita domiciliar.

O município já era referência por ter sido um dos primeiros a aderir ao programa Criança Feliz e hoje atende 100 famílias, com resultados expressivos. Ouvir das famílias que o programa tem impacto real em suas vidas é emocionante. Além disso, o trabalho em rede aqui é excepcional, e o uso de um carro exclusivo para as visitas é um diferencial que coloca Vera Cruz em evidência na região.

O olhar para a primeira infância e para as famílias mais vulneráveis é admirável. O município está realmente de parabéns”, concluiu.

De acordo com a assistente social Milena Costa, o Programa Criança Feliz é focado na visitação domiciliar e acompanha as crianças desde a gestação até os 3 anos de idade, com extensão até os 6 anos para crianças com BPC -Benefício de Prestação Continuada. “É um programa que trabalha o fortalecimento de vínculos, o apoio às famílias, a gestação, e o desenvolvimento da criança nas quatro dimensões: sócio-emocional, cognitiva, linguagem e motora.

As ações dentro do CRAS são estratégicas, pois, após as visitações, montamos um plano de ação para cada criança, já que cada uma precisa de uma atenção específica. Temos também ações intersetoriais, em que trabalhamos em conjunto com a rede de saúde e educação. O sistema é muito matemático, e os dados que inserimos no sistema geram os recursos necessários, mas o feedback de todo o nosso trabalho na prática é o que realmente nos torna felizes e realizados, com a sensação de dever cumprido”, disse Milena.

O resultado da avaliação reafirma o compromisso de Vera Cruz com o desenvolvimento integral das famílias e a qualidade no atendimento, tornando a cidade um modelo de boas práticas na área de assistência social.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *