Dados apresentados durante 6º Fórum Brasileiro de Turismo apontam para mais um ano de aumento de turistas
O turismo nacional registrou números expressivos no último ano e tem ainda muito espaço para desenvolvimento. Essa foi a tônica do 6º Fórum Brasileiro de Turismo, que reuniu representantes dos mais variados segmentos do turismo nacional, reforçando São Paulo como um destino preferido para o turismo de negócios, por exemplo, responsável por 80% de todos os eventos do setor na América Latina.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, que participou das reuniões prévias do G-20, na última semana, a conexão entre as cidades e o campo no setor turístico é essencial para promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as economias locais. O turismo rural permite que as pessoas das áreas urbanas vivenciem a cultura, as tradições e o modo de vida do campo, ao mesmo tempo em que valorizam as comunidades agrícolas e fomentam a economia regional.
“Essa interação cria uma troca rica entre os visitantes e os moradores locais, promovendo a conscientização sobre a importância do setor agropecuário e o papel que ele desempenha na sociedade. Com o lançamento do Guia de Turismo Rural pelo governo de São Paulo, em breve, vamos amplificar a importância do campo, através da gastronomia e da economia criativa, por exemplo, e fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico e social de todo o estado”, frisou Meirelles.
O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, apresentou os números do estado. A expectativa é de 49 milhões de turistas, sendo que o setor representa 9,4% do Produto Interno Bruto (PIB), contribuindo com R$ 290 bilhões para os cofres públicos. São 940 mil empregos diretos e a expectativa é que haja um aumento expressivo nesses números com o investimento em novos destinos.
“O governo paulista está trabalhando para qualificar ainda mais o setor, com a criação da Academia do Turismo, para a capacitação da mão de obra, além de linhas de financiamento para os setores público e privado. Esse ano foi de crescimento e 2025 será ainda mais promissor”, disse o secretário.
O evento, organizado pelo Global Council of Sustainability and Marketing (GCSM), reuniu representantes de entidades do setor turístico, estudantes, agências e embaixadores, como Mateja Karcun, da Eslovênia, que apresentou as oportunidades de seu país. O presidente do GCSM, Agostinho Turbian, e o presidente do Conselho do órgão, João Roberto Benites, reforçaram a importância do turismo como indutor de desenvolvimento, geração de renda e diversificação de oportunidades, nas cidades e no campo.