Evento contará com gestores de saúde das regiões de Marília e Bauru e acontece nesta terça (11), a partir das 8h30, no Teatro Municipal

Marília vai receber nesta terça-feira (11), das 8h30 às 17h, no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, representantes de até 130 municípios para a Oficina Regional de Acolhimento dos Novos Secretários de Saúde, promovida pelo COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O evento vai reunir os gestores de saúde das macrorregiões de Marília e Bauru – 62 do DRS IX – Departamento Regional de Saúde) de Marília e 68 do DRS VI de Bauru (ver anexo com relação das cidades).
O prefeito Vinicius Camarinha disse que a expectativa para o evento é positiva.
“Estamos felizes em ser a sede dessa grande Oficina Regional, que terá até 130 municípios presentes em Marília. Para nós será uma honra receber os novos secretários de saúde de toda a nossa região e agradeço à diretoria do COSEMS/SP por acreditar no potencial de nossa cidade.”
A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, afirmou que o município volta a ser protagonista num grande evento. “Vamos sediar este grande evento em que os secretários de toda a nossa região discutirão políticas públicas e compartilharão experiências vividas em seus municípios. É Marília voltando a exercer um protagonismo regional também na área da saúde.”
AS OFICINAS
O objetivo é capacitar os novos gestores municipais, oferecendo subsídios para enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus primeiros anos de administração.
O evento tem como destaque uma programação técnica abrangente, que inclui: abertura e fala institucional pela diretoria do COSEMS/SP; debates sobre financiamento e planejamento no SUS, atenção básica, arboviroses e saúde digital; apresentação sobre o funcionamento do COSEMS/SP, incluindo diretorias, comissões regionais e apoiadores; discussão sobre o Congresso Anual de 2025 e o processo eleitoral da entidade; e encerramento com debates interativos entre os participantes, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da gestão pública em saúde.
Em 2025 as oficinas tiveram início no dia 24 de janeiro, no auditório João Yunes, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo, reunindo representantes das macrorregiões da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Baixada Santista, Registro e Taubaté.
A segunda foi realizada dia 28 de janeiro, em São José do Rio Preto, na sede da Unilago, reunindo gestores das macrorregiões de São José do Rio Preto e Araçatuba. E a terceira foi realizada dia 4 de fevereiro em São Carlos, com as macrorregiões de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara e Franca.
Após a de Marília, acontecerão outras três oficinas: dia 12 de fevereiro em Presidente Prudente, com a macrorregião de Presidente Prudente; dia 18 de fevereiro em Campinas, com as macrorregiões de Campinas, São João da Boa Vista, Jundiaí, Bragança Paulista e Piracicaba; e dia 21 de fevereiro, em Sorocaba, com a macrorregião de Sorocaba.
ANEXO
Confira a relação de municípios que compõem os dois DRSs:
Marília – Adamantina, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Arco Íris, Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Chavantes, Cruzália, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Flórida Paulista, Florínia, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Herculândia, Iacri, Ibirarema, Inúbia Paulista, Ipaussu, Júlio Mesquita, Lucélia, Lupércio, Lutécia, Maracaí, Mariápolis, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Pacaembu, Palmital, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Platina, Pompeia, Pracinha, Queiroz, Quintana, Ribeirão do Sul, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tarumã, Timburi, Tupã, Ubirajara e Vera Cruz.
Bauru – Águas de Santa Bárbara, Agudos, Anhembi, Arandu, Arealva, Areiópolis, Avaí, Avaré, Balbinos, Barão de Antonina, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Bocaina, Bofete, Boraceia, Borebi, Botucatu, Brotas, Cabrália Paulista, Cafelândia, Cerqueira César, Conchas, Coronel Macedo, Dois Córregos, Duartina, Fartura, Getulina, Guaiçara, Iacanga, Iaras, Igaraçu do Tietê, Itaí, Itaju, Itaporanga, Itapuí, Itatinga, Jaú, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Lins, Lucianópolis, Macatuba, Manduri, Mineiros do Tietê, Paranapanema, Pardinho, Paulistânia, Pederneiras, Pereiras, Piraju, Pirajuí, Piratininga, Pongaí, Porangaba, Pratânia, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, São Manuel, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá, Torre de Pedra, Torrinha e Uru.
Fotos: Divulgação