O objetivo da parceria é aumentar a inserção da indústria brasileira em mercados estratégicos. A expectativa é atender a quase 800 empresas de diferentes setores

O foco do convênio é a internacionalização das pequenas e médias empresas, desde novos processo de exportação até o acompanhamento de negócios já iniciados

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram, nesta terça-feira (30), um convênio de cooperação técnica para estimular a participação da indústria brasileira no mundo. A parceria prevê o atendimento de 780 empresas, entre exportadoras e interessadas em exportar. A expectativa é movimentar US$ 200 milhões em oportunidades de negócios.

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Com duração de dois anos, o convênio tem um orçamento previsto de R$ 12,3 milhões para realizar ao menos 21 ações – entre encontros de negócios e missões – que aumentem a participação do Brasil nas exportações da indústria de transformação. O foco é a integração com os mercados estratégicos da América Latina, China, Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha e Japão.

Pela CNI, as ações são executadas por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) junto às federações de indústria, que potencializam os esforços, a capilaridade de atendimentos e a abrangência nacional. A iniciativa é voltada para os setores de alimentos e bebidas, de cosméticos, de metalmecânico e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Esforços dos setores público e privado são fundamentais

O presidente da CNI, Ricardo Alban, destaca a importância de unir esforços para inserir a indústria brasileira no mercado global. “A indústria não tem mais tempo a perder. O que nós queremos é criar parceiros e oportunidades para nossas indústrias aqui no Brasil. Junto com a ApexBrasil, que já tem tantos escritórios, as embaixadas e os consulados, podemos fazer mais por empresas que têm muito a explorar, mas ainda não contam com estrutura tão diversificada”, afirma Ricardo Alban.

A relevância do convênio é reforçada pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “A promoção das exportações de bens industriais é fundamental para fortalecer a competitividade do Brasil no mercado global, gerando empregos, renda e impulsionando a inovação tecnológica. Com essa ação, estamos contribuindo para a diversificação da economia e para o programa de neoindustrialização, buscando um crescimento sustentável e robusto”, avalia.

Mais de 1,4 mil empresas foram atendidas em cinco anos

O convênio entre CNI e Apex existe há mais de 15 anos. Só nos últimos cinco, foram atendidas 1477 empresas brasileiras e fechados 37 projetos nacionais, com movimentação de US$ 17,6 milhões em negócios imediatos.

Confira algumas das ações da parceria previstas para este ano:

  • Mentoria Mulheres Globais China 2024
  • Encontro de Negócios Amazon Trade
  • Encontro de Negócios Mercopar
  • Encontro de Negócios Minas Trend + EVN Moda
  • Missão Comercial SIAL 2024
  • Missão Comercial Portugal 2024
  • Missão Comercial Salon du Chocolat
  • Missão Empresarial China 2024

Sobre a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI, a Rede CIN promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços customizados às necessidades do negócio.

Presente nas 26 federações de indústria dos estados e do Distrito Federal, a iniciativa conta com especialistas de comércio exterior que desenvolvem soluções encadeadas e complementares para os diversos níveis de maturidade das empresas brasileiras.

Quer saber mais? Acesse o canal da Rede CIN.

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