Encontro anual do setor destacou papel do café na economia brasileira e valor agregado dos produtos

“O futuro do café começa aqui”, esse foi o tema para a 30ª edição do Encontro Nacional do Café (Encafé), que começou nesta quarta-feira (23), em Campinas. A abertura do evento contou com a presença do prefeito da cidade, Dário Saadi, do deputado federal Reginaldo Lopes (relator do projeto da Reforma Tributária aprovado no ano passado) e de Nilcio Freitas, gerente regional do Sebrae-SP.

Pavel Cardoso, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) disse que “apesar do momento desafiador para a indústria cafeeira, tivemos ganhos importantes nos últimos tempos como maior valor agregado dos nossos produtos, consumo positivo do café em nosso país, gôndola certificada, que gerou uma aproximação histórica com o varejo supermercadista, e o combate firme ao café fake”.

Pedro Lucchesi, diretor primeiro tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), que representou a Presidência da entidade, destaca que o evento é uma oportunidade para congregar produtor, indústria e supermercado.

“É importante reunirmos toda a cadeia produtiva e fortalecer um dos itens mais importantes de nossa balança comercial. Foi essa cultura que alavancou nosso país a partir do século 19, que ajudou na industrialização e que é uma das maiores fontes de renda do Brasil”, afirmou.

Para Guilherme Vicentini, produtor de café, presidente do Sindicato Rural de Altinópolis e coordenador da Comissão Técnica de Cafeicultura da Faesp, “uma prova da grandiosidade deste evento é o encontro da nossa comissão, aqui, para discutir todos os assuntos relevantes do setor, desde qualidade a preços, passando por competividade internacional e investimentos”.

Café brasileiro no mundo

O Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de café. Também ocupa o segundo lugar em consumo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em 2024, os cafeicultores brasileiros produziram 54,2 milhões de sacas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desse total, 50,4 milhões de sacas foram exportadas, o maior volume da história, indica o Conselho dos Exportadores de Café do Brasilo (Cecafé).

Galeria

The post Comissão Técnica da Cafeicultura da Faesp marca presença na 30ª Encafé, em Campinas appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *