Na quarta-feira, dia 21/02, o Colégio Cristo Rei recebeu a equipe do Hemocentro de Marília para uma ação de cadastro de doadores voluntários de Medula Óssea.
A iniciativa foi uma parceria com a Santa Casa de Marília dentro da Campanha Fevereiro Laranja. Os alunos do Cursinho, professores e colaboradores interessados se cadastraram como doadores voluntários.
No total foram 21 cadastramentos, número considerado muito significativo pela equipe organizadora da ação. Segundo a Dra. Renata Trinca, Oncologista Pediátrica da Santa Casa, a parceria com o Cristo Rei foi um sucesso.
“O cadastro de doadores voluntários de medula óssea possui alguns pré-requisitos, entre eles ter idade entre 18 e 35 anos. Considerando, a quantidade de envolvidos, podemos dizer que tivemos uma excelente adesão.”
Os voluntários cadastrados no Colégio serão incluídos no REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) que reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. Com mais de 5,5 milhões de doadores cadastrados, o REDOME é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e pertence ao Ministério da Saúde. Anualmente são incluídos mais de 125 mil novos doadores no cadastro do REDOME.
De acordo com o Ir. Elton Lopes, diretor do Colégio Cristo Rei, além da ajuda direta, esse tipo de iniciativa também contribui com a conscientização sobre a saúde e a reflexão sobre valores como empatia, cidadania e responsabilidade social.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
“Enquanto ambiente educacional precisamos nutrir ideias e ações que impactem positivamente a sociedade. É nesse terreno fértil que nossos alunos crescem e ser tornam agentes de transformação. Por isso, receber iniciativas como essa do cadastro de doadores é tão coerente com nossa proposta formativa.”