Evento é gratuito e inclui visita ao acelerador de elétrons Sirius. Formulário para escolas e grupos de estudantes solicitarem a visita já está disponível on-line

O Ciência Aberta, evento anual do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) -, chega a 6ª edição em 2024. E chega com novidades.

O Ciência Aberta já recebeu, desde 2016, mais de 40 mil visitantes ao longo dos anos

O campus localizado em Campinas, no interior paulista, abrirá suas portas para o público nos dias 9 e 10 de agosto e, pela primeira vez, o evento será realizado em dois dias. Uma oportunidade extra para adultos e crianças visitarem um dos principais parques tecnológicos da América Latina e conhecer de perto o Sirius – maior infraestrutura científica do País e a única do tipo em toda a América Latina. O Ciência Aberta é gratuito.

Criado em 2016, o Ciência Aberta já recebeu mais de 40 mil visitantes ao longo dos anos. Movidos pela curiosidade e atraídos pelo interesse em ciência, tecnologia e inovação, a maioria prioriza conhecer o Sirius, que conta com aceleradores de elétrons de última geração. A boa surpresa para quem não está 100% familiarizado com a estrutura do CNPEM está na possibilidade de aproveitar atividades programadas em todas as unidades que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de nanotecnologia, biociências, biotecnologia e biorrenováveis.

A programação do Ciência Aberta é elaborada para facilitar o entendimento sobre como são feitos experimentos,
infraestrutura e para avançar no conhecimento que move o desenvolvimento de novas tecnologias

“Tem sido muito gratificante acompanhar o crescente interesse de crianças, jovens e adultos por ciência e constatar o encantamento que toda a estrutura e o trabalho desenvolvido no CNPEM provoca nas pessoas. Acredito que o interesse pelo Ciência Aberta, que sempre foi grande, será ainda maior em 2024, ainda mais com essa iniciativa inédita de ampliar o evento para que aconteça em dois dias, sendo o primeiro exclusivo para escolas e estudantes”, comenta Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do CNPEM.

A programação do Ciência Aberta é elaborada para facilitar o entendimento sobre como são feitos experimentos, como a infraestrutura de ponta é usada para avançar no conhecimento que move o desenvolvimento de novas tecnologias e busca soluções para problemas em praticamente todas as áreas, como saúde, energia, produção de alimentos, meio ambiente e desenvolvimento de novos materiais.

Dois dias de muita ciência

Na sexta-feira, 9 de agosto, o evento será exclusivo para excursões de estudantes de todo o Brasil. Para garantir presença, as instituições de ensino e grupos de alunos interessados em participar do Ciência Aberta devem preencher o formulário de manifestação de interesse (basta acessar esse endereço: https://pages.cnpem.br/cienciaaberta/grupos/).

📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O sábado, dia 10 de agosto, será dedicado ao público geral. Diferentemente da sexta-feira, no sábado não é necessário nenhum agendamento para ingressar no campus do CNPEM para o Ciência Aberta, que abrirá os portões às 9h, sendo que o último horário de admissão será às 15h.

O Ciência Aberta terá programação diversificada e infraestrutura para receber o público, como praça de alimentação, estacionamento, áreas de descanso, pontos de hidratação distribuídos pelo campus, além de banheiros equipados com fraldários. O deslocamento pelo campus é feito a pé, mas uma van atenderá a idosos, gestantes, famílias com crianças de colo e PCD em trajetos até pontos-chave.

Além de atividades nos laboratórios nacionais de Luz Síncrotron (LNLS); Biociências (LNBio); Biorrenováveis (LNBR) e Nanotecnologia (LNNano), o evento também terá atividades elaboradas pelas equipes de engenharia e tecnologia e da Ilum, curso superior gratuito em ciência e tecnologia oferecido pelo CNPEM. Todos os esforços e planejamento são direcionados à divulgação científica e convidam o público a participar ativamente na exploração do conhecimento.

A programação completa será divulgada no site do evento (https://pages.cnpem.br/cienciaaberta) e incluirá atividades adequadas a todas as faixas etárias, incluindo atrações lúdicas pensadas especialmente para as crianças. A participação é gratuita, mas a contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível é bem-vinda..

Serviço

Ciência Aberta 2024

Dias: 9 e 10 de agosto

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas/SP.

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade.

Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, o CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação.

As competências do CNPEM se organizam em quatro laboratórios nacionais – de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de uma Diretoria de Tecnologia e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Mais informações: https://cnpem.br/.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *