O evento aguarda apenas a sanção presidencial para ser oficialmente reconhecido em todo o Brasil por sua relevância turística nacional

Em decisão unânime na quarta-feira, 9 de outubro, o Senado Federal do Brasil ratificou a inserção do Cerejeiras Festival no rol de eventos turísticos nacionais. O pedido foi feito pelo ex-parlamentar Herculano Passos, a medida, consubstanciada no Projeto de Lei 398/2019, obteve aprovação simbólica e aguarda agora a chancela do Presidente da República.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Desde 1992, o festival é um evento fixo no calendário do estado de São Paulo, e por mais de três décadas tem sido um polo de atração turística para a cidade de Garça, celebrando as riquezas da cultura japonesa.
A inclusão do evento, bem como o Projeto de Lei que solicitava sua inclusão, só foram possíveis graças aos esforços da antiga equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos em 2017, liderada pelo Secretário Fábio Bonassa, que atualmente é o responsável pela Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos.

“Esta é uma boa notícia, para o Cerejeiras Festival e, especialmente, para a cidade. É mais um salto no reconhecimento da grandiosidade do nosso evento. Agradeço o trabalho do Deputado Federal Herculano Passos que nos visitou, acompanhou e conheceu a estrutura do Cerejeiras Festival e fez a solicitação junto ao governo federal”, disse o Secretário Fábio Bonassa.

Foi graças ao trabalho desempenhado que o evento Cerejeiras Festival foi rebatizado, o que na época causou grande estranhamento da população, mas tornou possível seu registro como nome único no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o que fortaleceu a solicitação de que o município fosse reconhecido como MIT (Município de Interesse Turístico).

“É bom deixar claro que o pedido para que Garça conquistasse o título de MIT foi feito em 2015 pelo vereador à época, Julinho Marcondes. Até nossa entrada na Prefeitura em 2017, não houve qualquer evolução quanto ao pedido. Quando assumi a Secretaria de Turismo a convite do Prefeito João Carlos dos Santos, procurei frentes de trabalho na pasta. Uma delas foi o pedido do MIT, que estava parado. Pesquisei e encontrei uma empresa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que foi contratada e esteve responsável pela parte técnica até a análise e aprovação da solicitação. Contamos com a importante colaboração da então deputada estadual Rita Passos no reconhecimento de Garça com MIT, Município de Interesse Turístico. Este é um legado que me orgulho em fazer parte. Qualquer outra história que contarem não condiz com a realidade dos fatos”, completou Fábio Bonassa.

Para que um município seja reconhecido como Município de Interesse Turístico (MIT), deve atender a uma série de critérios estabelecidos pela legislação, que incluem evento nacionalmente conhecido de nome único e registrado, potencial turístico, atrativos naturais, históricos, culturais e/ou gastronômicos que possam atrair visitantes.

Além disso, é necessário contar com infraestrutura adequada para receber turistas, como serviços médicos emergenciais, meios de hospedagem, serviços de alimentação e informações turísticas. Outro aspecto importante é a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e atuante.

A inclusão do Cerejeiras Festival no calendário Federal de Eventos foi bem recebida nas comissões de Educação e de Desenvolvimento e Turismo, com o senador Izalci Lucas como relator, que enfatizou o papel do festival como um divisor de águas cultural e turístico para o Brasil.

O Cerejeiras Festival, com seu foco na preservação das tradições e cultura japonesa e na promoção da união entre diferentes culturas, não apenas fortalece os laços comunitários, mas também impulsiona iniciativas voluntárias que elevam o perfil de Garça no cenário internacional.

O evento, notório por sua natureza não lucrativa, ao ser incluído no calendário turístico nacional, sublinha sua relevância cultural e histórica, contribuindo significativamente para o avanço turístico de Garça e fomentando o intercâmbio cultural e turístico no Brasil.

Com o aval do Senado, o Cerejeiras Festival está a um passo de obter reconhecimento oficial em todo o território nacional como um evento de significativa importância turística.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *