O documentário chamado de O Resgate vai ao ar gratuitamente no dia 08 de agosto de 2024 

A equipe da Brasil Paralelo foi até o Rio Grande do Sul para conversar com quem melhor entende da atual situação em que o estado se encontra: o povo gaúcho. No documentário O Resgaterelembre a história de heróis anônimos que se dedicaram a salvar vidas durante a catástrofe.

📲 *Participe do canal Fala Marília no WhatsApp:* https://whatsapp.com/channel/0029VaJYnfo5Ejy6xwaEJm2y

Segundo a Confederação Nacional dos Municípioscerca de 775 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas e 163 perderam a vida durante a catástrofe no Rio Grande do Sul. 

Foi o caso de Luis C. Campos dos Santos que contou sobre como se esforçou a vida inteira para construir uma casa, mobiliá-la e, de repente, perdeu tudo. 

“Isso daí machuca, né. Isso dó”, relatou ao lado de sua esposa. 

A água quando sobe deixa marcas nas paredes das casas. A lama destrói os móveis e, para quem habitava ali, ficam as feridas abertas. Além de vidas e conquistas, a enchente levou memórias. 

“As memórias do que a gente vive no lugar ainda ficam. Essas coisas. Que eram tão pessoais, as fotografias, é o que mais dói. Não há dinheiro, não há ajuda que dê conta disso”, afirmou o professor Miguel.

“As memórias do que a gente vive no lugar ainda ficam”. 

Professor Miguel durante entrevista para O Resgate

Em meio ao sofrimento desse povo, pessoas resolveram agir para ajudá-los. Outro professor que mora na cidade de Garibaldi-RS, criou uma vaquinha online.

A ideia inicial era conseguir ajudar o máximo possível com o que podia. A meta era 20 mil reais, ao final, Thomas Giulliano arrecadou quase 3 milhões de reais. 

Esse engajamento das pessoas em doar mostrou como o Brasil se uniu em prol do Rio Grande do Sul, mas agora que a chuva passou, o estado passou a receber menos atenção. 

As vítimas, entretanto, ainda estão lá, os heróis continuam trabalhando, agora não mais para salvar, mas para reconstruir. 

O Resgate é um documentário feito para manter essa memória viva. Para lembrar desses heróis e registrar o que aconteceu. 

Quando as águas arrastaram memórias, elas evidenciaram o valor de se lembrar. Caso você acredite na importância desse projeto não deixe de assistir 

O Resgate.

Faça o seu cadastro e receba o link para assistir ao documentário em seu e-mail no dia 08 de agosto:

Quero assistir gratuitamente

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *