Empresa investe em treinamentos para agricultores, vendedores e técnicos, com foco em inovação, sustentabilidade e uso de tecnologias como inteligência artificial no agronegócio
Por Fala Marília
Na disputa entre o conhecimento técnico e a intuição no campo, os números e resultados falam mais alto: produtores capacitados tecnicamente apresentam melhor desempenho e competitividade no mercado. Atenta a essa realidade, a Jacto, empresa referência em tecnologia agrícola fundada em 1948, investe fortemente na formação de profissionais do setor por meio de treinamentos voltados à mecanização, sustentabilidade e inovação no agronegócio.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Com mais de 70 anos de atuação e forte presença junto ao produtor rural, a Jacto realiza treinamentos que envolvem desde pequenos agricultores até grandes operadores, abrangendo também equipes de vendas, pós-vendas e instituições de ensino. Segundo Rafael Arcuri Neto, gerente de treinamento do Grupo Jacto, a estratégia é garantir que as tecnologias desenvolvidas pela empresa cheguem de forma eficaz aos clientes finais.
“Quem vai utilizar a tecnologia precisa estar preparado. Por isso treinamos desde o time de vendas até os técnicos que entregam os equipamentos no campo”, explica.
A iniciativa tem alcance nacional e internacional e atende cerca de 12 mil pessoas por ano. Os treinamentos são realizados em todas as regiões onde a empresa atua e incluem o envio de equipamentos de última geração para instituições como a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, em Pompeia (SP), além de parcerias com a Fatec local e o Senai.

Segundo Elvis Fusco, superintendente da Fundação, a própria criação de cursos como Mecanização em Agricultura de Precisão e Big Data do Agronegócio foi uma resposta às demandas da Jacto por profissionais qualificados capazes de aplicar e interpretar dados no campo e na indústria.
“Inicialmente foi criado o curso de Mecanização em Agricultura de Precisão e posteriormente o curso de Big Data do Agronegócio, visando trabalhar os dados gerados pelos equipamentos no campo onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos na área industrial como também no campo”, disse Fusco.
O compromisso com a inovação também se reflete na atuação da Jacto em feiras como a Agrishow, uma das maiores do setor no Brasil. A empresa, que participou da fundação do evento, destaca-se pela tradição e contribuição para o crescimento contínuo do agronegócio.
Além disso, os treinamentos têm foco sustentável. Ao capacitar os produtores sobre o uso correto das máquinas e tecnologias, a Jacto contribui para a redução de resíduos e menor impacto ambiental. “A visão é oferecer capacitação que promova operações mais eficientes e sustentáveis, gerando vantagens competitivas para o produtor”, conclui Arcuri.
Em um cenário onde a inteligência artificial ganha espaço no campo, a empresa também prepara seus profissionais para lidar com essas novas ferramentas, conectando inovação tecnológica à prática agrícola de forma cada vez mais integrada e eficaz.