O que são cafés fermentados?

Cafés fermentados são grãos de café que passam por um processo de fermentação controlada antes da torrefação. Esse processo pode ser feito de várias maneiras, como deixar os grãos em tanques de água por um período determinado ou deixá-los secar em camas elevadas. Durante a fermentação, as bactérias e leveduras presentes no café interagem com os açúcares naturais dos grãos, produzindo compostos que podem influenciar o sabor e aroma do café enquanto que o café produzido tradicionalmente, os grãos são secos e torrados diretamente após a colheita.

Benefícios ao consumi-los:
 
Menor acidez: a fermentação ajuda a reduzir a acidez do café, tornando-o mais suave e menos agressivo para o estômago.

Mais nutrientes: durante o processo de fermentação, as bactérias benéficas produzem enzimas que quebram as proteínas e carboidratos do café, tornando seus nutrientes mais disponíveis para o corpo.

Mais sabor: a fermentação pode adicionar notas de sabor frutado ou floral ao café, tornando-o mais complexo e interessante.

Melhor digestão: a fermentação prévia pode ajudar a quebrar os açúcares e carboidratos do café, tornando-o mais fácil de digerir.

Tipos:

A fermentação pode ser aeróbica, anaeróbica, natural ou induzida, no processo de fermentação natural os cafés ficam suspensos em camas elevadas à ação do tempo onde o sabor e aromas dependem exclusivamente da boa vontade da natureza e de seus agentes, enquanto que no processo induzido (processo que pode ser repetido por conhecermos o agente fermentador e as quantidades) os grãos ficam em bombonas mergulhados em soluções com o devido controle, e os agentes fermentadores vão conferir aromas e sabores com suas características como Whiskey, cachaça, jabuticabas, capim-limão, hortelã, vinhos como Malbec e outros tantos, e por fim a própria mucilagem do café conhecida também como fermentação selvagem.

Cafés especiais ou não ?

Inicialmente utilizado como processo de aceleração da produção, onde se tem o café “pronto” para torra mais cedo do que pelo processo tradicional, o fermentado vem ganhando espaço principalmente ao agregar valor aos já valorizados cafés especiais. Veja que a fermentação não transforma cafés comuns em especiais.

Opção para a gastronomia e drinks

Os cafés fermentados além de aguçar os sentidos dos Coffee Lovers, também abriu um horizonte importante, o da gastronomia, onde os fermentados podem ser usados para harmonizar pratos ou mesmo para fazer parte de receitas. Ou ainda aos bartenders na confecção de bebidas com a variedade de cafés disponíveis à disposição de suas criatividades.

Ricardo Petruzza – Barista
 

Próximo Post

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *