Novo sistema que cadastra para programas sociais será integrado com outras bases de dados e visa evitar fraudes
Em março, após 14 anos, o Cadastro Único ganhará uma grande reforma. Será não mais somente um sistema, mas uma plataforma integrada de dados, gestão de riscos e formação continuada.
O atual sistema de Cadastro Único, operado pela Caixa Econômica Federal, será substituído por novo, que passará a funcionar no Portal de Gestão do Cadastro Único, operado pela Dataprev. Com isso, será modernizada a manutenção cadastral das famílias pelos municípios, trazendo novas funcionalidades que vão agilizar, qualificar e dar mais segurança ao processo de cadastramento, com monitoramento de fraudes cadastrais, geração de extrações e relatórios de dados (analytics), capacitação online com trilhas formativas para os operadores do Cadastro Único e manutenção de usuários do sistema.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A plataforma de inclusão e atualização estará integrada a outras diversas bases federais – documentos pessoais, emprego, previdência, óbitos, nascimentos, entre outras.
Já a plataforma de capacitação garantirá 100% dos operadores do Cadastro Único sempre com conhecimentos em dia; a de geração de relatórios possibilitará transformar os dados do Cadastro Único em informação e conhecimento, melhorando a gestão municipal.
A plataforma de monitoramento de fraudes permitirá, por inteligência de dados e inteligência artificial, identificar potenciais irregularidades cadastrais em diferentes origens: prestadas pelas famílias, inseridas por operadores, ou mesmo identificar gestões que cometem irregularidades e quadrilhas que realizam fraudes cibernéticas.
Antes da implantação do novo sistema, será aberto o novo ambiente de capacitação na semana de 17 de fevereiro, para que todos os operadores e demais usuários sejam treinados e habilitados para operarem a nova ferramenta.
Para o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), o aperfeiçoamento é um processo natural com a evolução das ferramentas tecnológicas. “Importante ressaltar que toda essa mudança, além de benéfica para os usuários, também possibilitará maior segurança em relação às informações e contribuirá para evitar fraudes cibernéticas”.
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra de Fátima Roim, “essa integração de informações permitirá que os operadores do CadÚnico identifiquem de forma mais rápida eventuais erros de cadastros ou fraudes. Também será possível identificar uma pessoa ou família que recebe um benefício social e, conseguindo um emprego, por exemplo, deixa de preencher os requisitos para seguir como beneficiária. Enfim, a reforma trará mais facilidades uma vez que grande parte das informações virá da base nacional”.
O processo de substituição ocorrerá ao longo dos meses de fevereiro e março de 2025, culminando com a implantação do novo Sistema de Cadastro Único, no Portal do Cadastro Único, na semana de 17 de março.
Atendimento CadÚnico:
Avenida Nelson Spielmann, 1294 – Palmital
Telefone: (14) 3434-1840