Além desta nova programação, o serviço continua sendo realizado pelo Município em outras áreas, na zona Norte e região central da cidade

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciará nesta quarta-feira, dia 10 de abril, o serviço de nebulização acoplada a veículo – conhecida pela sigla NAV – em duas áreas da zona Sul da cidade. Além desta nova programação, a mesma ação contra o mosquito Aedes aegypti continua sendo realizado pelo Município em outras áreas da zona Norte e região central da cidade.

As novas duas áreas compreendem os bairros que ficam à direita da Rodovia Transbrasiliana, a BR-153. Entre esses bairros estão: Luiz Homero Zaninotto, Jardim Santa Paula, Vila Operária, Jardim Marajó, Jardim Esplanada, Jóquei Clube, Jardim Damasco 1 e 2, além dos bairros adjacentes. Atualmente, também estão recebendo o serviço os bairros Parque das Nações, Jardim Sancho Floro da Costa, Jardim Liliana, Jardim Renata, Jardim Santa Antonieta e Parque Residencial Julieta, na zona Norte, e Alto Cafezal, na região Central.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

Já o serviço nas escolas é realizado com bomba costal, das 17 às 21 horas, para que não ocorra prejuízos às aulas, considerando que não pode haver pessoas no prédio no momento da aplicação do produto. Unidades de ensino municipais, estaduais e até particulares em Marília receberão a aplicação.

Orientação

A Secretaria Municipal da Saúde orienta aos moradores das áreas que estão recebendo o serviço abram bem as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros ou esconderijos do mosquito Aedes aegypti, agente vetor da dengue. É indicado que sejam retiradas as roupas do varal e que cubram bem os alimentos.

É preciso ainda ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas. Conforme o gráfico de monitoramento dos casos de dengue no Município de Marília, desde a Semana Epidemiológica 7 do ano de 2024 (atualmente o Município está na Semana 14), tanto os números de casos confirmados, quanto os números de notificações vêm apresentando queda.

Na Semana Epidemiológica 13 (que compreende do dia 1º de janeiro a 30 de março de 2024) foram registrados 3.760 casos confirmados, enquanto na Semana Epidemiológica 14 – a atual – o número de casos registrados chegou a 4.259 casos.

O gráfico de monitoramento aponta que Marília vem mantendo a estabilidade, embora com alto índice de casos. A Saúde informa que, os dados das Semanas Epidemiológicas 13 e 14 podem sofrer alterações em virtude da liberação de resultados de exames.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *