Por Fala Marília
Uma audiência pública realizada na quarta-feira (22) discutiu a implantação do contorno rodoviário em Pompeia, abordando questões ambientais relacionadas ao projeto. O encontro aconteceu às 17h no auditório do Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, em Pompeia, e foi promovido pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O evento reuniu população, especialistas e autoridades para debater detalhes do projeto, orçado em R$ 580 milhões, que será executado pela concessionária Eixo SP. A proposta inclui a construção de 19 quilômetros de novas pistas entre Pompeia e Paulópolis, visando reduzir congestionamentos e ampliar a segurança de motoristas e pedestres.
Embora o início das obras esteja previsto para maio de 2029, há tratativas em andamento entre a Eixo SP e a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) para antecipar o cronograma. O prazo estimado para conclusão é de 14 meses.
Durante a audiência, o diretor de engenharia da Eixo SP, Robinson Ávila, destacou a relevância das contribuições obtidas no encontro. “Tivemos uma grande quantidade de contribuições positivas, onde muitas pessoas se manifestaram a favor do projeto. E aqueles que tinham alguma dúvida também tiveram a oportunidade de solicitar esclarecimentos para entender melhor o projeto, que é o grande objetivo aqui da audiência pública, de trazer transparência e que essas pessoas possam contribuir para a melhoria do mesmo”, afirmou Ávila.
O prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, classificou o evento como histórico para o município. “Manifestamos a intenção e o apoio junto ao Conselho de Meio Ambiente, à CETESB, à Eixo SP e aos representantes de órgãos governamentais do Estado de São Paulo e de toda a região. Pompeia será parceira na construção, na obra da transposição e com a retirada da via expressa do centro da cidade”, declarou Ceschim, agradecendo a participação de todos os envolvidos.
O prefeito de Quintana, Fernando Itapuã, também esteve presente e elogiou a produtividade da audiência. “Foi um encontro muito produtivo, com ótimas ideias, onde todos puderam tirar dúvidas, respeitando o meio ambiente para a construção deste contorno necessário para Pompeia e toda a região”, disse.
Representando os empresários locais, o conselheiro do Grupo Jacto, Jorge Nishimura, ressaltou os benefícios do desvio para a população e para as empresas que utilizam veículos pesados. “Antigamente, eu gastava cinco minutos para ir a qualquer lugar da cidade, hoje são 15 minutos. Há mais de 15 anos, a solicitação do desvio foi feita ao governador Geraldo Alckmin e, por falta de recursos, não foi realizada. Isso trará desenvolvimento e crescimento para a cidade”, declarou Nishimura.
Galeria: