O Procon de Marília iniciou nesta segunda-feira (17), o atendimento digital municipal por meio da Plataforma 1Doc. O consumidor poderá iniciar pelo próprio celular a sua demanda e anexar os documentos necessários para a atuação do órgão. Para isso, será aberto um cadastro.
Esta ação tem por objetivo diminuir a necessidade de deslocamento do consumidor até a sede física do Procon, na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo Municipal.

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Valquíria Galo Febrônio Alves, diretora do Procon Marília

No presencial, o atendimento pode demorar até uma hora. “Além do atendimento digital, estaremos ainda lançando o agendamento do serviço presencial para pessoas que não conseguem acessar o sistema digital de protocolos ou mesmo para os usuários que preferem o atendimento presencial. O agendamento poderá ser feito na própria sede do Procon ou pelo site da Prefeitura visando diminuir o tempo de espera do consumidor no atendimento presencial. Destacamos que o Procon atuará nas duas frentes de atendimento, digital e presencial”, afirmou a diretora do Procon Marília, Valquíria Galo Febrônio Alves.

As reclamações pela Internet só poderão ser feitas por quem contratou, comprou ou recebeu a mercadoria. Para isso, deverá ser apresentada a documentação pessoal com foto, além de nota fiscal ou recibo.

O consumidor fará a reclamação e o fornecedor será notificado para responder, havendo prazo de até 10 dias para isso. Dada a resposta, caberá ao reclamante avaliar. Ficando satisfeito, a reclamação será encerrada. Se isso não ocorrer, haverá a abertura de um processo administrativo e o fornecedor novamente será notificado.

Uma audiência terá agendamento entre as partes, cabendo a diretora do Procon tentar um entendimento. Se isso acontecer, o processo administrativo será baixado. Caso contrário, a pessoa reclamante poderá ingressar na Justiça, havendo uma nova tentativa de conciliação no Cejusc, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Tribunal de Justiça.

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