A 30ª edição da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (28), em Ribeirão Preto (SP), trazendo grandes expectativas para o setor e projetando recordes de movimentação e público.

Em uma área de 520 mil metros quadrados, a Agrishow 2025 reúne mais de 800 expositores nacionais e internacionais e espera receber cerca de 220 mil visitantes até o dia 2 de maio.
Empresas de países como Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong marcam presença, apresentando inovações em tecnologia, conectividade, agricultura de precisão, veículos e soluções para aumentar a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade no campo.
Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura realizada hoje (27) pela manhã, foi marcada pela emoção e pela presença de autoridades do agronegócio e da política nacional.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, incentivador da feira desde seus primórdios, participou da solenidade, assim como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.


O presidente da Agrishow 2025, João Marchesan, destacou a trajetória das empresas que sempre acreditaram no potencial da feira.


Também participaram da abertura Tirso Meirelles, presidente da Faesp/Senar e Sônia Bonato, representante da força feminina no agronegócio, que vem ganhando protagonismo em diversas frentes do setor.

Durante a cerimônia, a feira prestou uma homenagem especial às 11 empresas que, desde a primeira edição há três décadas, apostaram na Agrishow como vitrine de inovação, desenvolvimento e negócios.


“É um tributo merecido àqueles que acreditaram no potencial transformador do agro brasileiro”, destacou Marchesan.O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, celebrou a importância do evento para a cidade e para a economia regional:
“Para 2025, estimamos que a Agrishow movimentará cerca de 500 milhões de reais na nossa economia local e regional, com quase 200 mil visitantes impulsionando o comércio, os serviços e gerando cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos. Ribeirão Preto é, hoje, a capital do agronegócio brasileiro”, afirmou.
Além das exposições, a feira oferece atrações como palestras, praças de alimentação, pontos de hidratação, acessibilidade para pessoas com deficiência e wi-fi gratuito mediante cadastro no aplicativo oficial.

Entre os projetos especiais, destacam-se o AgrishowLabs, dedicado à inovação tecnológica com temas como inteligência artificial, energias renováveis e gestão, e o Agrishow pra Elas, que valoriza o protagonismo feminino no agro.
Outro destaque é o Pavilhão de Artesanais, que promove pequenos produtores, oferecendo aos visitantes produtos como queijos, mel e charcutaria, em parceria com o governo do Estado de São Paulo.


A Agrishow 2025 reforça seu papel como palco de lançamentos e negócios para o setor agrícola, consolidando a força do Brasil no cenário agro mundial.
Fotos: Eduardo Leone