O movimento financeiro do exercício de 2023 foi aprovado pelo Conselho Fiscal da Associação Comercial e de Inovação de Marília e explicado aos associados. Primeiro a diretoria executiva tomou ciência do balanço, e na sequência a avaliação por parte dos conselheiros fiscais. Na sexta-feira, dia 22, aconteceu a assembleia de explicação na sede da entidade.
“Seguimos o Estatuto da entidade e mais uma vez não houve surpresa”, comentou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, presidente da entidade, que acompanhou as exposições da movimentação financeira da gestão passada, sob a presidência de Adriano Luiz Martins. “Nosso modelo de gestão é bem detalhado e fácil de perceber qualquer anormalidade e corrigi-la sem qualquer prejuízo”, disse o dirigente que faz parte da diretoria há mais de uma década.
Na reunião entre os integrantes da diretoria executiva, a movimentação financeira foi apresentada, explicada e questionada.
“Contabilidade é algo complexo que sempre exige explicação disso e daquilo”, comentou o superintendente da entidade, José Augusto Gomes. “Os relatórios foram apresentados, e a capacidade da entidade de saldar os compromissos são mais que positivos”, falou ao apresentar uma situação saudável e em condições de liquidez em curto, médio e longo prazos.
“Houve um crescimento aproximado de 16% no faturamento, dentro de uma realidade factível”, disse o dirigente ao observar o documento criado que mostra a solidez da entidade com o patrimônio bem administrado. “Os indicadores mostram realmente que a diretoria está no caminho certo”, falou ao comentar os indicadores de liquidez. “São extremamente positivos”, confirmou o Conselho Fiscal.
Na qualidade de vice-presidente da diretoria passada, Carlos Francisco Bitencourt Jorge comentou o trabalho contábil da entidade, e as análises dos conselheiros fiscais, de que tudo que foi movimentado financeiramente pela entidade, dentre os programas e ações voltados para os associados e para a comunidade, institucionalmente foi cumprido o papel que lhe cabe.
“Na defesa dos interesses dos associados”, enfatizou o agora presidente da diretoria executiva desde fevereiro deste ano. “Nosso modelo de gestão tem se mostrado eficiente e eficaz em todos os sentido, fazendo com que a entidade se mantenha forte e saudável financeiramente”, disse o dirigente que acompanhou os trabalhos realizados, principalmente nas explicações disponíveis aos associados na assembleia geral ordinária realizada na sexta-feira, dia 22, pela manhã na sede da entidade.
Mesmo com o modelo de gestão eficiente, a diretoria se prepara para os próximos dias para a recertificação da normatização ISO9001, que avalia todo o processo criado pela entidade e que vem sendo utilizado nos últimos anos.
“Esse é um processo que envolve a diretoria, funcionários e associados”, comentou José Augusto Gomes acostumado com a auditoria anual. “Daremos um salto desta vez em razão do envolvimento da Acim em outras áreas, ampliando o campo de atuação junto ao empreendedorismo”, falou ao referir-se ao Ambiente de Inovação, projeto ambicioso da instituição que entra no segundo ano de atuação e que vem progredindo de forma sistemática. “Está tudo dentro do planejado, porém, precisaremos fazer algumas acomodações em razão de novidades que surgiram, em virtude de ser uma área nova para todos”, disse animado com a participação da entidade que vai se adaptar de forma interna e externa para novos serviços.