O impacto das perdas no setor de grãos sobre o equilíbrio financeiro dos produtores e na economia local da região da Média Sorocobana foi a pauta das demandas entregues em reunião para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e para o governador do Estado de São Paulo.
Dirigentes da FAESP e os presidentes dos Sindicatos Rurais de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã e Ibirarema estiveram, na terça-feira (27/02), juntamente com a comitiva de nove prefeitos pertecentes ao Consórcio Público Intermunicipal da União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES), reunidos com representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo para debater a quebra de safra de grãos na região e pleitear demandas emergenciais ao governo paulista.
Entre os pedidos, foi solicitado celeridade na análise e aprovação dos Decretos de Situação de Emergência que os prefeitos do Consórcio UMMES irão encaminhar à Casa Civil. É fundamental que todo o processo tramite o mais rapidamente possível na esfera estadual, se obtenha o reconhecimento federal, para que os produtores anexem o Decreto entre os documentos de justificativa para seus pedidos de prorrogação de financiamento junto aos bancos operadores do crédito rural oficial, argumentaram os participantes.
No documento entregue pela FAESP à Secretaria de Agricultura e ao governador, a entidade reforçou a importância de gestões do governo do Estado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, visando a inclusão das regiões de São Paulo afetadas pelo clima adverso, com agravamento devido aos preços dos produtos em viés de baixa, entre as beneficiadas com as medidas de apoio, no âmbito federal, que são esperadas para ajudar os produtores em dificuldade.
dos produtores paulistas afetados pela quebra de safra
Foi pleiteado também o apoio do Secretário de Agricultura junto ao FEAP, governo federal e instituições financeiras, demandando atenção especial aos pedidos de prorrogação dos financiamentos de custeio e investimento, nas mesmas condições inicialmente pactuadas, por prazo adequado e com simplificação de procedimentos de comprovação de perdas pelos produtores.
“As chuvas irregulares e altas temperaturas trouxeram desafios inesperados para as lavouras de grãos – assim como para a pecuária e demais culturas –, afetando a produtividade com perdas totais em algumas áreas a reduções drásticas em outras. O impacto na economia local e regional é significativo, sendo motivo de grande preocupação para todas as lideranças rurais ligadas à produção agropecuária”, destacou o vice-presidente da FAESP e presidente do Sindicato Rural de Ourinhos, Eduardo Luiz Bicudo Ferraro.
“Se o produtor rural não conseguir honrar com os seus compromissos financeiros, o efeito cascata segue por toda a cadeia produtiva, atingindo o comércio, as empresas de máquinas e insumos, o mercado de trabalho e a arrecadação de impostos dos municípios”, complementou Antonio Consalter, presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo.
“A união e esforço das lideranças fortalecem as demandas em torno do objetivo comum de minimizar os prejuízos, assegurar a continuidade, recuperação e resiliência dos nossos produtores. Estamos certos do apoio do nosso governador e secretário de agricultura, demonstrado pela boa receptividade e sinalização positiva de encaminhamentos que tivemos nesta reunião, para tranquilizar nossos produtores”, finalizou o 1º secretário da FAESP e presidente do Sindicato Rural de Tupã, Márcio Vassoler.
O ofício elaborado pela Federação foi entregue em mãos ao coordenador de relações institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Professor Marcelo Senna, durante a reunião, que esteve acompanhado pelo coordenador da CATI, Ricardo Pereira, e o seu ex-coordenador e atual assessor técnico da SAA/SP, Alexandre Grassi. A suplementação dos recursos para o seguro rural e para a linha de crédito de pré-custeio, na ocasião, foram listadas também como prioritárias.
Participaram da reunião, o vice-presidente da FAESP e presidente do Sindicato Rural de Ourinhos, Eduardo Luiz Bicudo Ferraro, o 1º secretário da FAESP e presidente do Sindicato Rural de Tupã, Márcio Antonio Vassoler, o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo, Antonio Salvador Consalter, o Vice-Presidente do Sindicato Rural de Santa de Santa Cruz do Rio Pardo e Diretor da CATI Regional de Ourinhos, Sergio Tambara, o presidente do Sindicato Rural de Ibirarema, Roberto de Almeida Duarte, e a assessora técnica do Departamento Econômico da FAESP, Erica Monteiro de Barros.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Também estiveram presentes no encontro o prefeito de São Pedro do Turvo e presidente do UMMES, Marco Aurélio Pinheiro, os prefeitos dos municípios de Alvinlândia, Bernardino de Campos, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Oleo, Ribeirão do Sul, Santa Cruz do Rio Pardo, Timburi e Vera Cruz, além de seus secretários municipais de agricultura, entre outras lideranças e produtores da região.