O presidente eleito pelo Sistema FAESP/SENAR-SP e Sindicatos Rurais para o quadriênio 2024/2028, Tirso de Salles Meirelles, tomou posse, juntamente com toda nova diretoria, no dia 01 de março de 2024. A nova diretoria herda a responsabilidade de manter a tradição vitoriosa estabelecida pelo legado de Fábio de Salles Meirelles, enquanto conduz o setor agropecuário do estado para novas alturas.

Tirso Meirelles recordou a trajetória iniciada na década de 30 e que tanto vem contribuindo para o sucesso da agricultura e da pecuária paulista, quando foi criada a Federação das Associações Agrícolas do Estado de São Paulo e mais tarde, a união de três associações formou a Confederação das Associações Agrícolas do Brasil.

Anos após a criação da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária de São Paulo.

“Um início muito árduo, muito difícil, porque nós tivemos a grande retomada industrial do nosso país. E naquela ocasião, os agricultores foram chamados para aprenderem a trabalharem no processo industrial no Estado de São Paulo, principalmente. Então, nós tivemos um grande êxito rural”, recordou o presidente eleito da FAESP.

Tirso Meirelles já vem realizando diversas reuniões pelo interior paulista com presidentes de sindicatos e com toda diretoria plena visando fortalecer toda cadeia produtiva do setor. “Temos a missão de superar todos os obstáculos, propondo soluções inovadoras para garantir que o agronegócio paulista mantenha sua excelência em qualidade e produtividade”, afirma Tirso.

Relacionamento com o Governo Federal e Estadual

Recentemente o presidente eleito da FAESP esteve reunido com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas e com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Com o vice-presidente, Tirso Meirelles apresentou os dados da última safra.

“Nosso encontro foi para tentar minimizar os prejuízos dos produtores paulistas que no ano passado amargaram uma quebra de safra de 7,6%, ou seja, quase 8%, e os números são ainda maiores se a gente pegar Brasil devido aos efeitos climáticos do El Ninho”, ressaltou.

Já com o governador, Tarcísio de Freitas, Meirelles participou do evento que anunciou diversas ações em prol do agronegócio paulista.


“Quando você assume uma posição numa instituição, você não pode ter partido político, você não pode ter corpo político. Então, nós, como presidente da Entidade, o meu partido é o produtor rural. Sendo assim, o meu tenho de fazer é fazer o melhor possível para manter aquela família, aquele trabalhador em atividade. Este é um legado que eu recebi do doutor Fábio Meirelles”, ressaltou o presidente eleito.

Tecnologia no Campo

Para Meirelles, o agronegócio e a inovação no campo estão intrinsecamente ligados, impulsionando o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. Com o avanço da tecnologia, novas práticas e soluções estão sendo constantemente desenvolvidas para otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais.

Nesse contexto, o agronegócio brasileiro tem um papel fundamental, não apenas como um dos principais motores da economia do país, mas também como um protagonista na busca por soluções inovadoras para os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

“Através dos nossos cursos do Senar vamos continuar investindo em pesquisa, educação e infraestrutura, que é essencial para garantir que o setor continue sendo competitivo e sustentável no longo prazo”, garantiu o presidente eleito da FAESP.

A nova gestão também tem como meta o fortalecimento das cadeias produtivas e a promoção da comercialização direta dos produtos pelos produtores, visando reduzir a dependência de intermediários e agilizar a logística de colheita e distribuição, além de priorizar a segurança jurídica aos produtores, bem como o apoio direcionado aos setores que enfrentam desafios, tais como borracha, leite, café e grãos.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

“Temos uma equipe forte e preparada para guiar o agronegócio paulista em direção a um futuro ainda mais promissor”, destaca Tirso.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *