Ação da Prefeitura de Marília já removeu mais de 250 toneladas de resíduos inservíveis e reforça compromisso com a saúde pública e o meio ambiente
A Operação Cata-Treco segue avançando em Marília como importante aliada na luta contra a dengue e na preservação ambiental. Neste sábado (24), uma força-tarefa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, recolheu cerca de 20 toneladas de materiais inservíveis no bairro Maracá, zona Norte da cidade.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Com uma equipe de 20 servidores, quatro caminhões e um veículo de apoio, a operação garantiu a remoção de entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e outros resíduos que representam risco à saúde pública e ao meio ambiente, ao servirem como criadouros do mosquito transmissor da dengue, além de promoverem a poluição visual e urbana.

Desde o início da operação, lançada em janeiro pelo prefeito Vinicius Camarinha, mais de 250 toneladas de resíduos já foram retiradas das ruas de Marília, transformando o cenário urbano e reduzindo focos de proliferação de doenças.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, destacou o engajamento dos moradores do Maracá. “O sucesso da ação no Maracá se deve à colaboração da comunidade, que organizou os resíduos na frente das casas. Isso agilizou o trabalho e mostra que a população entende a importância de manter a cidade limpa e saudável”, afirmou.
O Cata-Treco seguirá nesta semana com o “rescaldo” no bairro Maracá e iniciará atendimentos nos bairros Montana e Trieste Cavichioli. Na sequência, a operação chegará ao distrito de Padre Nóbrega e ao bairro Santa Antonieta.
A força-tarefa se tornou uma ação contínua da Prefeitura, com o objetivo de percorrer todos os bairros da cidade, promovendo bem-estar, saúde pública e preservação ambiental. “Estamos cuidando da cidade e da vida das pessoas. O meio ambiente limpo é saúde, é qualidade de vida”, concluiu Mário Rui.