A proposta é reunir as duas entidades, além do Senar-SP e Sebrae-SP, para a criação de uma comissão para elaborar rodadas de negócios e maior participação de produtores nos armazéns e entrepostos da Ceagesp
A sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) foi palco de uma importante reunião nesta segunda-feira (19/05) que sinaliza uma nova fase de colaboração entre o setor produtivo rural e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). O encontro reuniu lideranças de ambas as instituições e também do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) e consultores do Sebrae-SP, com o objetivo de discutir estratégias para fortalecer a presença dos produtores rurais paulistas no maior centro de distribuição de alimentos da América Latina.
A pauta central da reunião foi a proposta de criação de uma comissão a ser composta por representantes do Sistema Faesp/Senar (e a participação de presidentes de sindicatos rurais), do Sebrae-SP e da própria Ceagesp. A missão primordial da comissão será estruturar uma proposta robusta para a realização de rodadas de negócios e ações de inovação dentro do ambiente da Ceagesp. Trata-se de uma iniciativa para estudar alternativas para que os produtores rurais de São Paulo possam ocupar espaços na Ceagesp de forma direta, sem a necessidade de intermediação de concessionários ou permissionários. Possibilitando melhores preços para ambos.
O presidente da Ceagesp, José Lourenço Pechtoli, demonstrou entusiasmo com a parceria, vislumbrando a oportunidade de a companhia retomar sua capacidade de influenciar as políticas de abastecimento no estado. Outro ponto de interesse da Ceagesp é o fortalecimento de sua rede de 12 unidades de armazenagem, uma vez que hoje algumas operam com capacidade ociosa. A ideia é atrair novos clientes para essas unidades e propor uma revisão das tarifas praticadas, buscando reverter prejuízos.
Para o superintendente do Senar-SP, Mario Biral, a participação direta dos pequenos produtores rurais é crucial para o sucesso da iniciativa. Ele ressaltou que a presença desses produtores na Ceagesp trará benefícios significativos para toda a sociedade, garantindo um fornecimento de alimentos mais diversificado e acessível.
O diretor 1° secretário da Faesp, Marcio Antônio Vassoler, mencionou a preocupação do setor produtivo quanto às dificuldades de armazenagem de grãos no Estado. A Comissão Técnica de Grãos da Faesp já havia identificado esse gargalo, e a Faesp já havia solicitado à Ceagesp, em novembro de 2023, a revisão das tarifas de armazenagem, a diferenciação de preços por commodities e um estudo para a reativação de unidades ociosas. “Estou confiante de que a união de esforços entre Faesp e Ceagesp atende às demandas dos produtores rurais representados pelos sindicatos ligados ao Sistema Faesp/Senar-SP”, disse Tirso Meirelles, presidente da Faesp.
Ao final do encontro, ficou definido que uma nova reunião será agendada para as próximas duas semanas. Nesta ocasião, a comissão integrada será oficialmente formalizada, com a inclusão da participação de presidentes de sindicatos rurais convidados, dando um passo concreto para a implementação das propostas discutidas. A expectativa é que essa parceria traga resultados positivos para o agronegócio paulista e para o abastecimento alimentar da população.
Galeria
The post Faesp e Ceagesp unem forças para impulsionar negócios e inovação junto ao setor produtivo appeared first on FAESP/SENAR-SP/CAESP.