Este mês abriga várias datas comemorativas e mobilizações importantes. Uma delas é o Maio Amarelo, campanha que chama a atenção para a importância da segurança no trânsito, para reduzir o alto índice de mortos e feridos em acidentes. O tema sempre recebe destaque dos veículos da EBC, como nesta reportagem da Agência Brasil, esta outra da Agência Gov, e este material especial da Rádio Nacional. A TV Brasil destacou, nesta edição do jornal Brasil em Dia, como a campanha ajuda a diminuir os acidentes fatais.
Outra data, que praticamente é símbolo do mês de maio, é o Dia do Trabalhador, fixado no dia 1º. Celebrada internacionalmente, a data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A criação da efeméride remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago, no final do século XIX. A Rádio Nacional falou um pouco sobre a origem da data e a luta por direitos, bem como a TV Brasil, nesta edição do Repórter Brasil.
Ainda falando sobre direitos trabalhistas, dia 2 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Sexual e Moral no Trabalho. Um problema que, infelizmente, vem crescendo, como revela esta reportagem da Agência Brasil. A TV Brasil também se dedicou extensamente ao tema, no episódio “Assédio sexual no trabalho: um crime silenciado”, do programa Caminhos da Reportagem.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune crônica de causa desconhecida e de difícil diagnóstico, que acomete mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil são 65 mil brasileiros, entre 20 e 45 anos. Para conscientizar sobre os sintomas e o tratamento, 10 de maio é o Dia Mundial do Lúpus. O Tarde Nacional, da Rádio Nacional, dedicou uma edição para tirar as dúvidas do público sobre a enfermidade. O tema também ganhou atenção nessa edição do Brasil em Dia, da TV Brasil.
Em maio também temos o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia, celebrado no dia 17. Nesta data, a Rádio Nacional trouxe esta entrevista esclarecedora sobre os direitos já conquistados pela comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil. Em âmbito mundial, a Agência Brasil trouxe esta reportagem sobre a redução das leis homofóbicas em vários países. Já o Repórter Brasil, da TV Brasil, abordou a data alertando para o aumento da violência contra gays, lésbicas e transexuais.
Talvez uma das datas mais importantes do mês, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mobiliza a sociedade todo 18 de maio. Esta luta ganhou, inclusive, a campanha Maio Laranja, para dar maior visibilidade ao tema. A data foi escolhida em memória de Araceli Cabrera Crespo, menina que foi vítima de assassinato há 52 anos, em Vitória (ES). Em 1973, o corpo de Araceli, que tinha oito anos à época, foi encontrado dias após ela ter desaparecido na saída da escola. A perícia concluiu que a menina foi violentada e morta. Dois herdeiros de famílias poderosas do Espírito Santo foram acusados de drogar, estuprar e matar Araceli. Mas nunca foram condenados. A efeméride conclama a sociedade para prevenir e combater qualquer tipo de crime de natureza sexual contra menores de idade, como salienta esta reportagem da Agência Brasil e esta outra da Radioagência Nacional. A gravidade deste problema foi salientada nesta edição do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.
No 18 de maio também celebramos o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data resgata o início do Movimento da Reforma Psiquiátrica, no final da década de 1970, que culminou com a lei que prevê o fechamento gradual de manicômios e hospícios. Com isso, o acompanhamento dos pacientes passou a ser feito junto às suas famílias ou em residências terapêuticas, o que representou um grande avanço na qualidade de vida e na eficácia do tratamento. A efeméride ganhou destaque nesta reportagem da Radioagência Nacional, nesta da Agência Brasil, e nesta edição do Tarde Nacional, da Rádio Nacional.
Depois do Dia do Trabalho, o Dia de Corpus Christi é o principal feriado do mês de maio. A data, que é variável a cada ano, simboliza a presença de Cristo na Eucaristia, que lembra a morte e ressurreição de Jesus. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. Esta reportagem da Agência Brasil explica a tradição dos tapetes de Corpus Christi, um costume que foi trazido dos Açores para o Brasil. A efeméride também ganhou destaque do Repórter Brasil, da TV Brasil.
Maio também tem o Dia Nacional da Adoção, celebrado no dia 25 desse mês. A data começou a ser celebrada no Brasil a partir de 1996, com a finalidade de estimular uma reflexão sobre o número considerável de crianças que esperam adoção nos abrigos em todo o Brasil, e promover campanhas de conscientização sobre o tema. Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam que há quase 3.800 crianças e adolescentes esperando por um lar. Na outra ponta, há mais de 46 mil pretendentes cadastrados em todo o país. A preferência por meninas brancas, com menos de dois anos, é o que gera este descompasso, uma vez que a maioria dos abrigados é composta por crianças pardas ou pretas e mais velhas. Esta reportagem da Radioagência Nacional discutiu o problema, bem como esta outra, da Agência Brasil. A TV Brasil explicou como a preferência pela idade dificulta o acolhimento, nesta reportagem do Repórter DF.
Fechamos a lista do mês falando do Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, data fixada em 28 de maio. No Brasil, este problema de saúde atinge sobretudo as gestantes pretas e pardas, como destaca esta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil. Em 2022, o número de óbitos a cada 100 mil nascidos vivos de mães pretas foi de 110,6 – o dobro do índice da população em geral, que é de 57,7 mortes a cada 100 mil nascidos vivos. Esta reportagem da Agência Brasil e esta outra, da Radioagência Nacional, destacam as ações do Brasil para reduzir a mortalidade de mulheres grávidas até 2027.
Confira a lista completa de efemérides de maio de 2025
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.