O conceito de Endomarketing visa criar estratégias e ações voltadas para o cliente interno das organizações, os seus próprios colaboradores da empresa. Desta forma, o marketing trabalha junto com a Inteligência de Recursos Humanos para desenvolver e capacitar os seus funcionários sobre os seus produtos e serviços, disseminando a cultura organizacional, o propósito e a importância do engajamento dos seus funcionários.

Por exemplo, quando o marketing, após realizar diversos estudos de mercado e realiza o lançamento de um novo produto, antes mesmo de inserir este novo produto no mercado, é importante apresentar desde os operários da linha de chão de fábrica até aos funcionários de escritório (como analista de faturamento e expedição), qual o diferencial deste novo produto e quais as expectativas da empresa em relação a este novo produto ou serviço no mercado. Esta comunicação e treinamento prévio, envolvendo toda a empresa, irá aumentar o grau de importância deste colaborador na empresa e sobre o papel e diferencial que ele faz para a organização como um todo.

Quando a cultura organizacional e o propósito são praticados pela empresa junto com o departamento de Recursos Humanos e alinhada com as ações de marketing, visando com que as suas energias, esforços e ações de melhoria contínua estejam voltadas para as inovações , pesquisas de marketing e a importância que o seu trabalho tem para compor e gerar seus novos produtos ou serviços para atender aquele nicho de mercado especifico, o funcionário ficará mais engajado, e o seu foco será nas ações de melhoria contínua das suas actividades. Isso aumentará o seu engajamento e melhora a imagem da empresa internamentente, além do sentimento de pertencimento que o colaborador passa a ter perante a sua empresa.

Outro aspecto importante é a percepção positiva que a marca gera perante o mercado e seus Stakeholders após as estratégias de endomarketing na organização.

Empresas como a Toyota, Unilever, AMBEV e JACTO são conhecidas tanto pelos seus clientes internos como externos como empresas referencias nas ações de pertencimento que promovem com os seus colaboradores, aumentando o engajamento de toda a equipe.

Ronaldo Arruda
Formado em Administração de Empresas pelo Univem, com MBA em Logística pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Marketing pela Universidade de Coimbra em Portugal. Já atuou nas áreas Comercial, Compras, Logística do ramo Industrial, MarketPlace e como professor no Ensino Superior.
 

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