A estratégia do social selling tem o principal objetivo criar e promover através das relações de pessoas para pessoas para engajar mais clientes, conquistar mais pessoas, divulgar sua notoriedade, crescer sua empresa e atrair mais leads para o seu funil de vendas.
Primeiramente é importante que a empresa ou o profissional que divulga a sua notoriedade ou solução, descubra o seu público alvo ou o seu nicho de atuação. Quanto mais bem definido o público alvo, mais efetivo será a sua atuação e a possibilidade de ter sucesso em vendas, pois estará falando com o seus possíveis clientes. Para isso, é importante participar de feiras de negócio e encontro com empresários do setor para descobrir qual o “Gap” e onde o seu produto pode solucionar a dor deste determinado cliente.
Devemos também, definir qual será a rede de network que iremos atuar e quem devemos conectar para gerar negócio, seja de modo presencial ou online para construir uma base sólida e potencializada de network. A intenção, é fazer com o que seja construída uma relação para que esse possível cliente te defina ou enxergue como a primeira possibilidade de solução para a dor ou necessidade que ele venha a enfrentar ou surgir futuramente.
No Social Selling, para que seja mantida essa relação entre cliente e empresa, também é importante a fase da geração de conteúdo como vídeos e posts, divulgando os seus produtos e conteúdos no qual você é especialista sobre aquele determinado assunto. Aqui a empresa deve estar sempre “alimentando e nutrindo”o seu potencial Lead de informações relevantes sobre o seu produto. Por exemplo, sou vendedor de software para área financeira e entendemos de soluções de sistema que auxilia a empresa a tomar decisões financeiras, deste modo, seria conveniente que eu criasse um vídeo ou um e-book que ensina as pessoas a como facilitar o uso do software para a tomada de decisões financeiras como fluxo de caixa, DRE, balanço patrimonial, entre outras.
Quando estiver em fórum de discussão nas redes sociais, ou comunidades do facebook sobre este determinado assunto, é oportuno oferecer este e-book ou vídeo instruindo o usuário sobre como utilizar este software da melhor forma.
Utilizando canais como o direct, linkedin, Messenger, respondendo perguntas de usuários e seguindo comunidades de discussão sobre o que você vende nas redes sociais, também é uma forma de potencializar a sua notoriedade nas redes sociais e a sua empresa ser lembrada.
Social Selling é potencializar quem você é e o que a sua empresa oferece, utilizando os canais de comunicação e redes sociais, afim de alavancar a sua notoriedade, aumentando Leads e a possibilidade de criar clientes fidelizados para o seu negócio.
Ronaldo Arruda – Administrador de empresas