O Marketing de Influência é uma estratégia que envolve uma parceria entre uma marca e os produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos: os influenciadores digitais. Deste modo, os marcas geralmente devem se beneficiar e muito quando um influenciador as menciona ou partilha um conteúdo relevante sobre elas.

Os influenciadores devem ter a capacidade de impactar um determinado grupo de pessoas, geralmente um nicho de mercado determinado pela organização e quando a marca acerta este público, a forma de se comunicar e o influenciador, certamente a organização consegue obter um alcance maior de leads qualificados e com o aumento da notoriedade da marca. A exposição dos produtos e serviços de uma marca através de um influenciador permite que a organização alcance o seu público-alvo de forma coerente e lucrativa.

As organizações que apostam na estratégia do marketing de influência procuram obter resultados como: aumentar a visibilidade da marca, atingir novos mercados, melhorar a credibilidade da marca no mercado, aumentar a confiança no produto ou serviço, construir uma audiência sólida, aumentar as vendas e a lucratividade operacional.

Podemos afirmar também que o papel do influenciador digital pode ser confirmado como a nova profissão nos dias atuais; os influenciadores digitais são pessoas comuns, entretanto, com um poder de influência sobre os seus seguidores mais elevado que o normal, por comunicarem na maioria das vezes em nome próprio e não em nome da marca, tem mais facilidade em despertar o consumidor um sentimento de confiança, constituindo uma ligação entre as marcas e o consumidor.
A escolha da campanha é uma estratégia fundamental para que a organização consiga “chegar” de forma eficaz com o mercado que queira comunicar-se. A campanha pode ser realizada através de oferta de produtos gratuitos aos influenciadores, em troca de menção em suas redes sociais, através de posts patrocinados, marketing de afiliados que é a comissão que um influenciador recebe após a compra de um produto pelo cliente e por fim, através de concursos ou giveways, que são sorteios de produtos ou serviços anunciados pelo influenciador.

Outro aspecto importante, é que o influenciador deve estar atento ao seu “brand fit” ou seja, este profissional deve encontrar o equilíbrio perfeito entre os seus valores e as exigências da marca. Deste modo, o profissional deve ter a sensibilidade de perceber a coerência de não haver possíveis conflitos entre a marca pessoal e a organização interessada, afim de evitar que a sua imagem fique prejudicada ou “abalada” diante do seu público.
E por fim, a marca deve acompanhar sempre as estatísticas de resultado da campanha para perceber se os objetivos iniciais atingidos com sucesso, através de métricas de audiência, métricas de engagement, métricas de vendas e principalmente, métricas de lealdade e retenção dos clientes.

Ronaldo Arruda – Administrador de Empresas

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