O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília (Sinhores) e o Convention Bureau, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Tramontina, lançaram nesta quarta-feira, dia 13 de setembro, a 9ª edição do Festival Gastronômico de Marília.
O evento, que tem caráter solidário – a cada prato vendido, R$ 6 são destinados a entidades assistenciais – começou há 11 anos, entretanto, durante dois anos da pandemia e isolamento da covid-19, ficou suspenso.
São 18 restaurantes participantes que lançam neste período 18 pratos exclusivos. Os cardápios exclusivos estarão disponíveis a partir do dia 15, próxima sexta-feira, e permanecerão à disposição do público até 29 de outubro.
Cada prato presta homenagem a uma personalidade mariliense, entidade, empresa ou algo significativo na história da cidade. Por exemplo, o restaurante Pasttini preferiu homenagear o legado da cafeicultura mariliense e, desta forma, apresenta o ‘Filé ao Café de Marília’ – medalhão de filé mignon bovino ao molho de café, feito da redução de molho da carne, com toques de café. Entidades, como a Acim e o Hospital Beneficente Unimar (ABHU) também ganharam seus pratos.
Lideranças da gastronomia, a exemplo do presidente do Convention Bureau, Carlos Alberto Lopes, o Carlão, e o presidente do Sinhores, Sinval Gruppo, inspiraram pratos, bem como o ex-jogador de futebol do Santos, do Bangú e da Seleção Brasileira, Márcio Rossini.
Cada prato será comercializado a R$ 69,00 e as entidades beneficiadas nesta edição serão Gacch (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias) e a Associação Mariliense de Apoio e Assistência ao Renal Crônico, a Amar.
As homenagens dos pratos respeitaram os critérios estabelecidos pela organização, que orienta a definir homenagens e a preservação da história de Marília.