No dia do ortopedista, comemorado no dia 19 de setembro, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) divulga seus dados de raios-X para confirmação de diagnósticos de fratura. Os números mostram que as mulheres são as que mais realizam esse tipo de exame, respondendo por quase 61% do total – ante 39% dos homens.

Foram realizados mais de 1,73 milhões de exames, sendo que em 0,15% a lesão foi confirmada. 2019 foi o ano com a maior incidência de análises, com quase 31% do total. Por faixa etária, os adultos (20 a 59 anos) são os mais frequentes nas salas de raio-X, com mais de 49% da amostra, seguidos pelos idosos (a partir dos 60 anos) com 36%, pelas crianças (recém-nascido a 12 anos), com 8,7%, e pelos adolescentes (13 aos 19 anos), com 6,3%.

A ortopedia e traumatologia é a segunda especialidade mais procurada no Brasil. Mesmo com alta demanda, são 20.972 titulados no país, sendo somente a sexta com o maior número de profissionais – um para mais de 10 mil brasileiros, de acordo com o último estudo da Demografia Médica no Brasil, divulgado esse ano (1).  

Os dados da FIDI correspondem a exames de raios-X realizados desde 2018 em 78 cidades localizadas nos estados de São Paulo, Goiás e Amazonas. 

(1) Fonte: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf   

Sobre a FIDI 
Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 80 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e na cidade de Manaus (AM), e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Command Center, Telerradiologia, Gestão Completa, Telecardiologia e Consultoria.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).
 
Participe da comunidade Fala Marília no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva: https://chat.whatsapp.com/I9wqNuzU9BeBfb6h7vh96i
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *