Profissionais da área da educação participaram do Imaginal Teachers Training Workshop 2025, um programa imersivo idealizado para revolucionar a forma como a aprendizagem acontece em sala de aula

por Fala Marília

Realizado entre 13 e 15 de março, em Pompeia, o Workshop internacional foi promovido pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), por meio do Imaginal Transformation Center Brasil (ITC Brasil), com apoio da Imaginal Education, organização canadense que desenvolveu a Filosofia Imaginal e a metodologia educacional Profound Learning.

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O evento, realizado no ginásio de esportes do Colégio Shunji Nishimura, em Pompeia/SP, foi conduzido pela equipe da Master’s Academy & College, do Canadá, liderada por Tom Rudmik, cofundador da renomada instituição, criador da Filosofia Imaginal, educador e CEO da Imaginal Education. As palestras e atividades práticas foram ministradas por Rudmik e pelos desenvolvedores do método de ensino Profound Learning, as instrutoras Cindy Backstrom, Marci Hogg, e os instrutores Curtis Arends e Jeff Graham.

A edição deste ano registrou público recorde com mais de 300 participantes formados por professores, dirigentes de instituições de ensino, secretários de educação de diversos municípios do Brasil e do Ministério da Educação e escolas do Paraguai, além de prefeitos e representantes de instituições vindas dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Paraná e do Rio Grande do Sul.

Metodologia inovadora e impacto na educação

O Imaginal Teachers Training Workshop é parte do programa de inovação da aprendizagem na área da educação promovido pelo ITC Brasil e pela FSNT cujo treinamento teórico e prático aborda elementos essenciais para a transformação do ensino, incluindo cultura, criatividade e inovação, aprendizado baseado na neurociência, personalização, colaboração e prontidão para o futuro. Durante os três dias de imersão no workshop internacional, os participantes acessaram estratégias e ferramentas inovadoras aplicáveis prontamente em sala de aula, criando desta forma um ambiente de aprendizado dinâmico e alinhado às necessidades dos alunos.

O programa foi dividido em duas etapas: o Imaginal Basic (13 e 14/03), que abordou os fundamentos do Imaginal Learning, e o Imaginal Advanced (15/03), que aprofundou as práticas avançadas da metodologia de aprendizagem como a utilização da inteligência artificial na construção de aventuras de aprendizagem.

Expansão da metodologia no Brasil e Paraguai

O superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Prof. Dr. Elvis Fusco, informou que o programa imersivo acontece há três anos em parceria com o ITC Brasil e a instituição canadense Imaginal Education.

“Levamos a metodologia para diversas cidades, universidades e redes educacionais do Brasil todo. O evento simboliza essa expansão, que agora alcança também o Paraguai”, afirmou Fusco. Ele ressaltou que escolas que adotaram o modelo Imaginal Learning saíram de baixos índices educacionais em seus municípios para as primeiras colocações. “Isso demonstra que o problema está no sistema educacional obsoleto e não nos professores ou nos alunos. Quando transformamos a Educação por meio do sistema, os resultados positivos são bem expressivos”, disse.

O Grupo Jacto é um dos apoiadores desta iniciativa. Jorge Nishimura, membro do Conselho de Administração, conheceu o Imaginal Education no Canadá em 2014 e percebeu a sinergia da instituição com a filosofia do Grupo. “Esse trabalho já perdura por mais de 10 anos, e hoje vemos seu desenvolvimento em diferentes estados brasileiros e agora no Paraguai”, destacou.10 anos, e hoje vemos seu crescimento em diferentes estados brasileiros e até no Paraguai”, destacou.

Transformação na prática

Jucelena Loncarovich, coordenadora pedagógica do Colégio Shunji Nishimura, acompanhou de perto a implementação do modelo educacional canadense e destacou importantes fatores como a autonomia e alegria dos alunos e professores. “Eles realmente aplicam ferramentas que desenvolvem a autonomia dos alunos. Aqui no Brasil tivemos que adaptar isso à nossa cultura e aprendemos que a mudança começa pela mentalidade”, explicou.

Outros participantes relataram impactos positivos. José Márcio Guidi, diretor do Colégio Liceu Francana, participou do workshop internacional pela segunda vez.

“Atualmente, o formato da educação é obsoleto e precisamos modernizá-lo. Esse evento nos ajuda a trazer uma gestão educacional mais aprimorada”, comentou.

A supervisora de Educação de Marília, Denise Oliveira Fontes, afirmou que pretende implantar a metodologia nas EMEFs do município. “A criança passa a ser protagonista no seu aprendizado. O evento foi inspirador”, declarou.

De Jataí/GO, 32 professores das redes municipal e particular participaram do evento. Para a secretária de Educação, Jeane Idalina, a imersão foi um “divisor de águas” em sua vida profissional.

A Escola Senai Shunji Nishimura, de Pompeia, implantou a metodologia canadense de aprendizagem desde 2015 e tem obtido resultados surpreendentes. Segundo o gerente administrativo, Ricardo Augusto Ramos, “os alunos se tornaram mais autônomos, aprendendo a aprender, o que tem elevado significativamente o desempenho acadêmico deles”.

Do estado do Piauí, a presidente do Colégio Batista, Damaris Kudiesa, destacou a importância da metodologia em conectar e integrar boas práticas educacionais.

“Aprendi quais direções devemos seguir para maximizar o aprendizado do aluno”, afirmou.

Rudmik destaca revolução educacional

Para Tom Rudmik, o evento representa o início de uma revolução educacional no Brasil. Ele lembrou sua primeira visita a Pompeia e o início da parceria com a Escola Senai Shunji Nishimura, que se tornou uma escola vitrine para a aprendizagem profunda no país.

“O modelo educacional que desenvolvemos no Canadá se mostrou altamente eficaz, e os resultados já são visíveis no Brasil”, afirmou Rudmik.

O educação paraguaia, representada no evento por grande comitiva, reforçou seu compromisso com a metodologia inovadora. A Associação Hermanos Menonitas do Paraguai participou da imersão pela segunda vez e trouxe desta vez um grupo de 46 professores, além de representantes do Ministério da Educação do país. “O evento tem sido essencial para transformar a educação em nosso país”, concluiu o superintendente educacional, Delbert Unruth Klassen.

SOBRE A FSNT

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia é uma organização educacional com atuação em ciência, tecnologia e inovação, criada em 1979 pelo imigrante japonês Shunji Nishimura e sua família como forma de agradecimento ao Brasil.

Com 45 anos de história, a instituição tem contribuído significativamente para o desenvolvimento tecnológico e de talentos do país, oferecendo iniciativas educacionais e de inovação próprias e em parcerias com organizações públicas e privadas, que preservam a trajetória desse legado de generosidade e compromisso com o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Mantém o Colégio Shunji Nishimura, instituição de educação básica, o Senai Pompeia Shunji Nishimura em parceria com o Senai SP e a Fatec Pompeia Shunji Nishimura, fruto de convênio público-privado com o Governo do Estado de São Paulo.

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